CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO-CEM (SE/PJF): DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA A UM OLHAR ATENTO AO PAPEL DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, O AVULTAMENTO DE SEU PATAMAR DE REFERÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO-CEM (SE/PJF): DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA A UM OLHAR ATENTO AO PAPEL DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, O AVULTAMENTO DE SEU PATAMAR DE REFERÊNCIA" "resumo" => "O trabalho constitui-se uma interface entre duas pesquisas acerca de uma instituição de atendimento a jovens, adultos e idosos, localizada na cidade de Juiz de Fora-MG. Trata-se do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho - CEM, componente do rol das escolas municipais que se tornou singular ao contexto. Sua estrutura peculiar polivalente, com atendimentos diversificados (oferta ‘regular’ educacional; projetos de leitura e literatura que coadunam dança, música, dramatização, de forma inter/transdisciplinar; oficinas de teatralização – “Arteiros do CEM”; os Círculos de Alfabetização e Cultura – CAC’s, que funcionam em espaços não escolares – igrejas, Centros de Assistência Social e em Centros de atendimento à População em Situação de Rua) o elevam a um patamar de referência regional. Diante de tamanha peculiaridade, se tornou alvo de pesquisa de Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, visando à compreensão do processo sócio-histórico de constituição da sua proposta curricular e continua instigando outra análise, em nova pesquisa de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEduc/UFRRJ, enfocando o papel das múltiplas linguagens, com vistas ao multiletramento, impactando no currpiculo. O aparato teórico-metodológico respalda-se nas ideias sobre os usos da linguagem (Marchuschi, 2001, 2014/Rojo, 2010, 2012). Sob tais lentes, fundamentam-se as abordagens sobre a EJA em Freire (1997, 2005, 2019); Di Pierro (2001, 2008), Arroyo (2007, 2013). Metodologicamente, uma pesquisa qualitativa (estudo de caso), ampliando-se para a análise de conteúdo (Bardin, 2013) associada à narrativa e história de vida dos sujeitos-alvo do estabelecimento, já tendo como resultados de sua arregimentação, a ampliação do número de alunos em 20%, nos últimos dois anos, e a repercussão de suas oficinas para além dos limites citadinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1938_TB4146_01042025231553.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO-CEM (SE/PJF): DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA A UM OLHAR ATENTO AO PAPEL DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, O AVULTAMENTO DE SEU PATAMAR DE REFERÊNCIA" "resumo" => "O trabalho constitui-se uma interface entre duas pesquisas acerca de uma instituição de atendimento a jovens, adultos e idosos, localizada na cidade de Juiz de Fora-MG. Trata-se do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho - CEM, componente do rol das escolas municipais que se tornou singular ao contexto. Sua estrutura peculiar polivalente, com atendimentos diversificados (oferta ‘regular’ educacional; projetos de leitura e literatura que coadunam dança, música, dramatização, de forma inter/transdisciplinar; oficinas de teatralização – “Arteiros do CEM”; os Círculos de Alfabetização e Cultura – CAC’s, que funcionam em espaços não escolares – igrejas, Centros de Assistência Social e em Centros de atendimento à População em Situação de Rua) o elevam a um patamar de referência regional. Diante de tamanha peculiaridade, se tornou alvo de pesquisa de Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, visando à compreensão do processo sócio-histórico de constituição da sua proposta curricular e continua instigando outra análise, em nova pesquisa de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEduc/UFRRJ, enfocando o papel das múltiplas linguagens, com vistas ao multiletramento, impactando no currpiculo. O aparato teórico-metodológico respalda-se nas ideias sobre os usos da linguagem (Marchuschi, 2001, 2014/Rojo, 2010, 2012). Sob tais lentes, fundamentam-se as abordagens sobre a EJA em Freire (1997, 2005, 2019); Di Pierro (2001, 2008), Arroyo (2007, 2013). Metodologicamente, uma pesquisa qualitativa (estudo de caso), ampliando-se para a análise de conteúdo (Bardin, 2013) associada à narrativa e história de vida dos sujeitos-alvo do estabelecimento, já tendo como resultados de sua arregimentação, a ampliação do número de alunos em 20%, nos últimos dois anos, e a repercussão de suas oficinas para além dos limites citadinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1938_TB4146_01042025231553.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }