Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO-CEM (SE/PJF): DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA A UM OLHAR ATENTO AO PAPEL DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, O AVULTAMENTO DE SEU PATAMAR DE REFERÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho constitui-se uma interface entre duas pesquisas acerca de uma instituição de atendimento a jovens, adultos e idosos, localizada na cidade de Juiz de Fora-MG. Trata-se do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho - CEM, componente do rol das escolas municipais que se tornou singular ao contexto. Sua estrutura peculiar polivalente, com atendimentos diversificados (oferta ‘regular’ educacional; projetos de leitura e literatura que coadunam dança, música, dramatização, de forma inter/transdisciplinar; oficinas de teatralização – “Arteiros do CEM”; os Círculos de Alfabetização e Cultura – CAC’s, que funcionam em espaços não escolares – igrejas, Centros de Assistência Social e em Centros de atendimento à População em Situação de Rua) o elevam a um patamar de referência regional. Diante de tamanha peculiaridade, se tornou alvo de pesquisa de Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, visando à compreensão do processo sócio-histórico de constituição da sua proposta curricular e continua instigando outra análise, em nova pesquisa de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEduc/UFRRJ, enfocando o papel das múltiplas linguagens, com vistas ao multiletramento, impactando no currpiculo. O aparato teórico-metodológico respalda-se nas ideias sobre os usos da linguagem (Marchuschi, 2001, 2014/Rojo, 2010, 2012). Sob tais lentes, fundamentam-se as abordagens sobre a EJA em Freire (1997, 2005, 2019); Di Pierro (2001, 2008), Arroyo (2007, 2013). Metodologicamente, uma pesquisa qualitativa (estudo de caso), ampliando-se para a análise de conteúdo (Bardin, 2013) associada à narrativa e história de vida dos sujeitos-alvo do estabelecimento, já tendo como resultados de sua arregimentação, a ampliação do número de alunos em 20%, nos últimos dois anos, e a repercussão de suas oficinas para além dos limites citadinos.

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