O PAPEL DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE 2013 A 2024
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4354 "inscrito_id" => 11682 "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE 2013 A 2024" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, analisando suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, destaca a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente sua relação com a cultura popular nordestina. O estudo explora o cordel como um recurso inovador capaz de tornar as aulas mais dinâmicas, estimulando o engajamento e a participação ativa dos estudantes. A literatura de cordel, caracterizada por sua linguagem acessível e narrativa envolvente, apresenta grande potencial para a educação, pois facilita a contextualização dos conteúdos e desperta o interesse dos alunos. Dessa forma, sua aplicação no ensino de ciências e biologia pode contribuir para a melhor compreensão de conceitos científicos, promovendo a aproximação entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos estudantes. A metodologia utilizada na pesquisa incluiu a análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel na educação e a implementação de oficinas pedagógicas. Nessas oficinas, os alunos produziram textos em formato de cordel relacionados a temas científicos, exercitando tanto a criatividade quanto a assimilação dos conteúdos estudados. Esse processo possibilitou uma apropriação mais significativa da linguagem científica, tornando o aprendizado mais acessível e estimulante. Os resultados apontam que a utilização do cordel no ensino contribui para um aprendizado mais contextualizado e significativo, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o uso desse recurso valoriza a cultura popular e estimula a interdisciplinaridade, tornando-se uma estratégia pedagógica eficaz para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11682_TB4354_07042025221141.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN JOSÉ SOBRAL SOARES" "autor_nome_curto" => "LUAN SOBRAL" "autor_email" => "luan.sobral2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4354 "inscrito_id" => 11682 "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE 2013 A 2024" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, analisando suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, destaca a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente sua relação com a cultura popular nordestina. O estudo explora o cordel como um recurso inovador capaz de tornar as aulas mais dinâmicas, estimulando o engajamento e a participação ativa dos estudantes. A literatura de cordel, caracterizada por sua linguagem acessível e narrativa envolvente, apresenta grande potencial para a educação, pois facilita a contextualização dos conteúdos e desperta o interesse dos alunos. Dessa forma, sua aplicação no ensino de ciências e biologia pode contribuir para a melhor compreensão de conceitos científicos, promovendo a aproximação entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos estudantes. A metodologia utilizada na pesquisa incluiu a análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel na educação e a implementação de oficinas pedagógicas. Nessas oficinas, os alunos produziram textos em formato de cordel relacionados a temas científicos, exercitando tanto a criatividade quanto a assimilação dos conteúdos estudados. Esse processo possibilitou uma apropriação mais significativa da linguagem científica, tornando o aprendizado mais acessível e estimulante. Os resultados apontam que a utilização do cordel no ensino contribui para um aprendizado mais contextualizado e significativo, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o uso desse recurso valoriza a cultura popular e estimula a interdisciplinaridade, tornando-se uma estratégia pedagógica eficaz para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11682_TB4354_07042025221141.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN JOSÉ SOBRAL SOARES" "autor_nome_curto" => "LUAN SOBRAL" "autor_email" => "luan.sobral2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }