Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA INSTAGRAMÁVEL? UMA ANÁLISE NOS SENTIDOS DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM PERFIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO INSTAGRAM.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo investiga como professoras de Educação Infantil constroem e expressam suas identidades profissionais no Instagram, considerando a influência das redes sociais na docência. A pesquisa parte da premissa de que a cultura digital transforma a forma como as professoras se apresentam e se percebem profissionalmente. Adota-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base na análise de postagens e interações na plataforma. O referencial teórico ancora-se em Stuart Hall (2014), que discute a identidade como um processo dinâmico e em constante reconstrução, e em Manuel Castells (2003), que analisa o papel das redes digitais na formação de identidades na sociedade contemporânea. A análise evidencia que o Instagram não é apenas uma ferramenta pedagógica, mas também um espaço onde as professoras constroem e legitimam suas identidades docentes. As postagens, discursos e interações na plataforma revelam estratégias de pertencimento à comunidade educacional digital, ao mesmo tempo em que destacam desafios relacionados à performatividade e à mercantilização da prática docente. A visibilidade proporcionada pelo Instagram pode fortalecer a valorização profissional, mas também gerar pressões associadas à exposição e ao engajamento online. O estudo contribui para reflexões sobre a relação entre ensino, redes sociais e identidade profissional, destacando as potencialidades e contradições da presença digital de professoras na contemporaneidade. Além disso, amplia o debate sobre os impactos da cultura digital na ressignificação do trabalho docente e na profissionalização da docência no contexto das mídias sociais.

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