Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCASSEZ DA DANÇA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E DAS ALUNAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4486
    "inscrito_id" => 12777
    "titulo" => "A ESCASSEZ DA DANÇA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E DAS ALUNAS"
    "resumo" => "A Dança enquanto componente curricular da Educação Básica e as possíveis razões para a escassez dessa disciplina nas escolas são os objetivos centrais desta comunicação. Para tanto, abordaremos a formação em Dança no Ensino Superior; os limites e as possibilidades do trabalho com a Dança-Educação; e os impactos da ausência da Dança nos currículos. O estudo prioriza a Dança nas escolas públicas em que as/os profissionais são concursadas/os para essa área do conhecimento. Essa delimitação será feita para que possamos entender a necessidade de abertura de vagas específicas em concursos públicos e a precarização do exercício docente, com a abertura de contratos no lugar das vagas efetivas. Um aspecto a ser destacado nesse estudo diz respeito ao fato de que, mesmo com a existência da LDB regulando e normatizando a formação em Dança para o exercício do magistério na disciplina de Artes, há poucos concursos específicos para esta área do conhecimento no Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que constatamos a baixa ocorrência de concursos públicos direcionados à área da Dança, cabe refletir sobre a constatação de que a maioria dos concursos realizados com vagas específicas para Dança ter sido ofertada para atuação nas cidades de Mesquita, Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio da busca de informações nos sites da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Governo do Estado de São Paulo; e Portal da Transparência da Prefeitura de Queimados; além da entrevista a profissionais que atuam nas redes de ensino apontadas na pesquisa. Dimensionando o quantitativo de profissionais de Dança nessas três cidades, ter-se-á, por meio deste trabalho, um comparativo com o número de profissionais de outras linguagens artísticas, como as Artes Cênicas e Visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12777_TB4486_01042025153450.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA MARQUES DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE MARQUES"
    "autor_email" => "marques_elaine@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4486
    "inscrito_id" => 12777
    "titulo" => "A ESCASSEZ DA DANÇA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E DAS ALUNAS"
    "resumo" => "A Dança enquanto componente curricular da Educação Básica e as possíveis razões para a escassez dessa disciplina nas escolas são os objetivos centrais desta comunicação. Para tanto, abordaremos a formação em Dança no Ensino Superior; os limites e as possibilidades do trabalho com a Dança-Educação; e os impactos da ausência da Dança nos currículos. O estudo prioriza a Dança nas escolas públicas em que as/os profissionais são concursadas/os para essa área do conhecimento. Essa delimitação será feita para que possamos entender a necessidade de abertura de vagas específicas em concursos públicos e a precarização do exercício docente, com a abertura de contratos no lugar das vagas efetivas. Um aspecto a ser destacado nesse estudo diz respeito ao fato de que, mesmo com a existência da LDB regulando e normatizando a formação em Dança para o exercício do magistério na disciplina de Artes, há poucos concursos específicos para esta área do conhecimento no Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que constatamos a baixa ocorrência de concursos públicos direcionados à área da Dança, cabe refletir sobre a constatação de que a maioria dos concursos realizados com vagas específicas para Dança ter sido ofertada para atuação nas cidades de Mesquita, Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio da busca de informações nos sites da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Governo do Estado de São Paulo; e Portal da Transparência da Prefeitura de Queimados; além da entrevista a profissionais que atuam nas redes de ensino apontadas na pesquisa. Dimensionando o quantitativo de profissionais de Dança nessas três cidades, ter-se-á, por meio deste trabalho, um comparativo com o número de profissionais de outras linguagens artísticas, como as Artes Cênicas e Visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12777_TB4486_01042025153450.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA MARQUES DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE MARQUES"
    "autor_email" => "marques_elaine@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Dança enquanto componente curricular da Educação Básica e as possíveis razões para a escassez dessa disciplina nas escolas são os objetivos centrais desta comunicação. Para tanto, abordaremos a formação em Dança no Ensino Superior; os limites e as possibilidades do trabalho com a Dança-Educação; e os impactos da ausência da Dança nos currículos. O estudo prioriza a Dança nas escolas públicas em que as/os profissionais são concursadas/os para essa área do conhecimento. Essa delimitação será feita para que possamos entender a necessidade de abertura de vagas específicas em concursos públicos e a precarização do exercício docente, com a abertura de contratos no lugar das vagas efetivas. Um aspecto a ser destacado nesse estudo diz respeito ao fato de que, mesmo com a existência da LDB regulando e normatizando a formação em Dança para o exercício do magistério na disciplina de Artes, há poucos concursos específicos para esta área do conhecimento no Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que constatamos a baixa ocorrência de concursos públicos direcionados à área da Dança, cabe refletir sobre a constatação de que a maioria dos concursos realizados com vagas específicas para Dança ter sido ofertada para atuação nas cidades de Mesquita, Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio da busca de informações nos sites da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Governo do Estado de São Paulo; e Portal da Transparência da Prefeitura de Queimados; além da entrevista a profissionais que atuam nas redes de ensino apontadas na pesquisa. Dimensionando o quantitativo de profissionais de Dança nessas três cidades, ter-se-á, por meio deste trabalho, um comparativo com o número de profissionais de outras linguagens artísticas, como as Artes Cênicas e Visuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.