A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL MANIPULÁVEL TANGRAM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4513 "inscrito_id" => 12840 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL MANIPULÁVEL TANGRAM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "O objetivo delimitado para o trabalho é evidenciar a importância do uso do material manipulável,Tangram, para a formação de professores. Este é um recurso composto por sete peças sendo elas: cinco triângulos, um quadrado, e um paralelogramo. Como referência bibliográfica foi utilizado o entendimento de Benevenuti e Santos (2016), afirmando que esse recurso é um quebra-cabeça geométrico originado do recorte de uma figura com a forma de um quadrado. Além disso, destaca a importância do mesmo como contribuinte para o desenvolvimento da capacidade de concentração, coordenação e orientação espacial na formação do educando. Com esse entendimento, foi elaborada uma sequência de atividades, sendo a geometria seu objeto de conhecimento e como ponto de partida foi proposto um questionamento sobre a área de uma determinada figura. Além disso, a BNCC (2018) foi norteadora sobre as competências atingidas com essa sequência, que se equiparam as competências dois, três e seis, que se resumem a desenvolver raciocínio lógico, compreender as relações entre conceitos de diferentes campos da Matemática e enfrentar situações-problemas, respectivamente. A execução dessa sequência de atividades ocorreu em uma turma de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I, disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, e ao final os alunos puderam, além de resolver e elaborar problemas, encontrar o perímetro das figuras e retornar ao questionamento inicial da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12840_TB4513_07042025124855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CAROLINE PEDRAL SILVA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellen2021@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4513 "inscrito_id" => 12840 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL MANIPULÁVEL TANGRAM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "O objetivo delimitado para o trabalho é evidenciar a importância do uso do material manipulável,Tangram, para a formação de professores. Este é um recurso composto por sete peças sendo elas: cinco triângulos, um quadrado, e um paralelogramo. Como referência bibliográfica foi utilizado o entendimento de Benevenuti e Santos (2016), afirmando que esse recurso é um quebra-cabeça geométrico originado do recorte de uma figura com a forma de um quadrado. Além disso, destaca a importância do mesmo como contribuinte para o desenvolvimento da capacidade de concentração, coordenação e orientação espacial na formação do educando. Com esse entendimento, foi elaborada uma sequência de atividades, sendo a geometria seu objeto de conhecimento e como ponto de partida foi proposto um questionamento sobre a área de uma determinada figura. Além disso, a BNCC (2018) foi norteadora sobre as competências atingidas com essa sequência, que se equiparam as competências dois, três e seis, que se resumem a desenvolver raciocínio lógico, compreender as relações entre conceitos de diferentes campos da Matemática e enfrentar situações-problemas, respectivamente. A execução dessa sequência de atividades ocorreu em uma turma de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I, disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, e ao final os alunos puderam, além de resolver e elaborar problemas, encontrar o perímetro das figuras e retornar ao questionamento inicial da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12840_TB4513_07042025124855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CAROLINE PEDRAL SILVA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellen2021@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }