Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132292
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4538
    "inscrito_id" => 12887
    "titulo" => "ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Este projeto de alfabetização para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental tem como base teórica as concepções de Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire, buscando um ensino significativo, respeitando os diferentes níveis de escrita e promovendo a leitura crítica do mundo. A perspectiva de Magda Soares enfatiza que a alfabetização é um processo contínuo, não se limitando aos primeiros anos escolares. Ela diferencia alfabetização e letramento, destacando a necessidade de integrar a aprendizagem do sistema alfabético ao uso social da leitura e escrita. Assim, o projeto propõe atividades diversificadas que garantam o contato constante com textos reais e significativos. Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro, o projeto reconhece que a criança passa por diferentes hipóteses da escrita, desde o nível pré-silábico até a fase alfabética. Com isso, as práticas pedagógicas são adaptadas ao nível de cada estudante, utilizando sondagens diagnósticas e atividades que incentivem a reflexão sobre o sistema de escrita, promovendo avanços na construção da linguagem escrita. Com base na abordagem crítica de Paulo Freire, a alfabetização não se limita à decodificação de palavras, mas envolve a leitura do mundo. O projeto utiliza temas geradores, partindo da realidade dos alunos, para tornar a aprendizagem significativa e engajadora. A proposta inclui rodas de conversa, produção de textos coletivos e individuais, além da valorização da oralidade e da expressão dos estudantes. Dessa forma, este projeto visa não apenas ensinar a ler e escrever, mas desenvolver sujeitos críticos e reflexivos, capazes de interagir com a linguagem de maneira ativa e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12887_TB4538_02042025110551.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISRAELLY"
    "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132292
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4538
    "inscrito_id" => 12887
    "titulo" => "ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Este projeto de alfabetização para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental tem como base teórica as concepções de Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire, buscando um ensino significativo, respeitando os diferentes níveis de escrita e promovendo a leitura crítica do mundo. A perspectiva de Magda Soares enfatiza que a alfabetização é um processo contínuo, não se limitando aos primeiros anos escolares. Ela diferencia alfabetização e letramento, destacando a necessidade de integrar a aprendizagem do sistema alfabético ao uso social da leitura e escrita. Assim, o projeto propõe atividades diversificadas que garantam o contato constante com textos reais e significativos. Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro, o projeto reconhece que a criança passa por diferentes hipóteses da escrita, desde o nível pré-silábico até a fase alfabética. Com isso, as práticas pedagógicas são adaptadas ao nível de cada estudante, utilizando sondagens diagnósticas e atividades que incentivem a reflexão sobre o sistema de escrita, promovendo avanços na construção da linguagem escrita. Com base na abordagem crítica de Paulo Freire, a alfabetização não se limita à decodificação de palavras, mas envolve a leitura do mundo. O projeto utiliza temas geradores, partindo da realidade dos alunos, para tornar a aprendizagem significativa e engajadora. A proposta inclui rodas de conversa, produção de textos coletivos e individuais, além da valorização da oralidade e da expressão dos estudantes. Dessa forma, este projeto visa não apenas ensinar a ler e escrever, mas desenvolver sujeitos críticos e reflexivos, capazes de interagir com a linguagem de maneira ativa e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12887_TB4538_02042025110551.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISRAELLY"
    "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto de alfabetização para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental tem como base teórica as concepções de Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire, buscando um ensino significativo, respeitando os diferentes níveis de escrita e promovendo a leitura crítica do mundo. A perspectiva de Magda Soares enfatiza que a alfabetização é um processo contínuo, não se limitando aos primeiros anos escolares. Ela diferencia alfabetização e letramento, destacando a necessidade de integrar a aprendizagem do sistema alfabético ao uso social da leitura e escrita. Assim, o projeto propõe atividades diversificadas que garantam o contato constante com textos reais e significativos. Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro, o projeto reconhece que a criança passa por diferentes hipóteses da escrita, desde o nível pré-silábico até a fase alfabética. Com isso, as práticas pedagógicas são adaptadas ao nível de cada estudante, utilizando sondagens diagnósticas e atividades que incentivem a reflexão sobre o sistema de escrita, promovendo avanços na construção da linguagem escrita. Com base na abordagem crítica de Paulo Freire, a alfabetização não se limita à decodificação de palavras, mas envolve a leitura do mundo. O projeto utiliza temas geradores, partindo da realidade dos alunos, para tornar a aprendizagem significativa e engajadora. A proposta inclui rodas de conversa, produção de textos coletivos e individuais, além da valorização da oralidade e da expressão dos estudantes. Dessa forma, este projeto visa não apenas ensinar a ler e escrever, mas desenvolver sujeitos críticos e reflexivos, capazes de interagir com a linguagem de maneira ativa e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.