ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132292 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4538 "inscrito_id" => 12887 "titulo" => "ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este projeto de alfabetização para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental tem como base teórica as concepções de Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire, buscando um ensino significativo, respeitando os diferentes níveis de escrita e promovendo a leitura crítica do mundo. A perspectiva de Magda Soares enfatiza que a alfabetização é um processo contínuo, não se limitando aos primeiros anos escolares. Ela diferencia alfabetização e letramento, destacando a necessidade de integrar a aprendizagem do sistema alfabético ao uso social da leitura e escrita. Assim, o projeto propõe atividades diversificadas que garantam o contato constante com textos reais e significativos. Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro, o projeto reconhece que a criança passa por diferentes hipóteses da escrita, desde o nível pré-silábico até a fase alfabética. Com isso, as práticas pedagógicas são adaptadas ao nível de cada estudante, utilizando sondagens diagnósticas e atividades que incentivem a reflexão sobre o sistema de escrita, promovendo avanços na construção da linguagem escrita. Com base na abordagem crítica de Paulo Freire, a alfabetização não se limita à decodificação de palavras, mas envolve a leitura do mundo. O projeto utiliza temas geradores, partindo da realidade dos alunos, para tornar a aprendizagem significativa e engajadora. A proposta inclui rodas de conversa, produção de textos coletivos e individuais, além da valorização da oralidade e da expressão dos estudantes. Dessa forma, este projeto visa não apenas ensinar a ler e escrever, mas desenvolver sujeitos críticos e reflexivos, capazes de interagir com a linguagem de maneira ativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12887_TB4538_02042025110551.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "ISRAELLY" "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132292 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4538 "inscrito_id" => 12887 "titulo" => "ALFABETIZAR PARA LIBERTAR: CONSTRUINDO SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este projeto de alfabetização para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental tem como base teórica as concepções de Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire, buscando um ensino significativo, respeitando os diferentes níveis de escrita e promovendo a leitura crítica do mundo. A perspectiva de Magda Soares enfatiza que a alfabetização é um processo contínuo, não se limitando aos primeiros anos escolares. Ela diferencia alfabetização e letramento, destacando a necessidade de integrar a aprendizagem do sistema alfabético ao uso social da leitura e escrita. Assim, o projeto propõe atividades diversificadas que garantam o contato constante com textos reais e significativos. Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro, o projeto reconhece que a criança passa por diferentes hipóteses da escrita, desde o nível pré-silábico até a fase alfabética. Com isso, as práticas pedagógicas são adaptadas ao nível de cada estudante, utilizando sondagens diagnósticas e atividades que incentivem a reflexão sobre o sistema de escrita, promovendo avanços na construção da linguagem escrita. Com base na abordagem crítica de Paulo Freire, a alfabetização não se limita à decodificação de palavras, mas envolve a leitura do mundo. O projeto utiliza temas geradores, partindo da realidade dos alunos, para tornar a aprendizagem significativa e engajadora. A proposta inclui rodas de conversa, produção de textos coletivos e individuais, além da valorização da oralidade e da expressão dos estudantes. Dessa forma, este projeto visa não apenas ensinar a ler e escrever, mas desenvolver sujeitos críticos e reflexivos, capazes de interagir com a linguagem de maneira ativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12887_TB4538_02042025110551.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "ISRAELLY" "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }