USOS DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAULISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132345 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4610 "inscrito_id" => 4089 "titulo" => "USOS DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAULISTA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o uso dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pela Secretaria de Educação do Município de Itanhaém/SP. Os objetivos específicos incluem mapear os usos que a Seduc faz dos resultados obtidos por meio do Saeb; identificar os desafios enfrentados pelos responsáveis na Secretaria na utilização desses resultados; e apresentar recomendações para a secretaria sobre o aprimoramento do uso dos resultados do Saeb. A metodologia adotada incluiu levantamento bibliográfico, análise de dados disponibilizados pela Seduc e a realização de entrevistas com assessoras pedagógicas da Secretaria responsáveis por formações de professores e avaliações externas. Os resultados mostram que os três principais usos identificados foram: a formação de professores, as devolutivas às escolas e docentes, e o monitoramento pedagógico. Contudo, destaca-se que muitas dessas ações foram fundamentadas nos resultados do simulado Saeb aplicado na rede. A pesquisa identificou desafios enfrentados pela Seduc, como o alto absenteísmo; a rotatividade dos docentes; a instabilidade das assessoras pedagógicas; dificuldade de articulação entre secretaria e as equipes escolares, dificultando o planejamento e a execução das ações. Como contribuição prática, foram oferecidas recomendações para a Secretaria, entre elas, inclui-se a continuidade do monitoramento, das formações e das devolutivas, com intervalos de tempo menores. E, além disso, reforça-se a importância de aprimorar a formação técnica dos profissionais da educação para maximizar o uso dos dados do Saeb." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4089_TB4610_03042025120604.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renatacristina.0396@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132345 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4610 "inscrito_id" => 4089 "titulo" => "USOS DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAULISTA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o uso dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pela Secretaria de Educação do Município de Itanhaém/SP. Os objetivos específicos incluem mapear os usos que a Seduc faz dos resultados obtidos por meio do Saeb; identificar os desafios enfrentados pelos responsáveis na Secretaria na utilização desses resultados; e apresentar recomendações para a secretaria sobre o aprimoramento do uso dos resultados do Saeb. A metodologia adotada incluiu levantamento bibliográfico, análise de dados disponibilizados pela Seduc e a realização de entrevistas com assessoras pedagógicas da Secretaria responsáveis por formações de professores e avaliações externas. Os resultados mostram que os três principais usos identificados foram: a formação de professores, as devolutivas às escolas e docentes, e o monitoramento pedagógico. Contudo, destaca-se que muitas dessas ações foram fundamentadas nos resultados do simulado Saeb aplicado na rede. A pesquisa identificou desafios enfrentados pela Seduc, como o alto absenteísmo; a rotatividade dos docentes; a instabilidade das assessoras pedagógicas; dificuldade de articulação entre secretaria e as equipes escolares, dificultando o planejamento e a execução das ações. Como contribuição prática, foram oferecidas recomendações para a Secretaria, entre elas, inclui-se a continuidade do monitoramento, das formações e das devolutivas, com intervalos de tempo menores. E, além disso, reforça-se a importância de aprimorar a formação técnica dos profissionais da educação para maximizar o uso dos dados do Saeb." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4089_TB4610_03042025120604.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renatacristina.0396@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }