Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GRUPO ESCOLAR JOAQUIM NABUCO EM CARUARU: ESCOLARIZAÇÃO E REDES DE SOCIABILIDADES NO AGRESTE PERNAMBUCANO (1922-1945)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os vestígios históricos do Grupo Escolar Joaquim Nabuco, que funcionou na cidade de Caruaru, Pernambuco, entre 1922 e 1945. A pesquisa procura compreender a criação e o funcionamento dessa instituição, considerando o contexto educacional da região e sua contribuição para desenvolvimento social e cultural local. A delimitação temporal compreende o ano de criação do grupo escolar até a sua demolição, quando o terreno foi vendido para abrigar um novo empreendimento na cidade. O estudo justifica-se pelas lacunas na historiografia da educação sobre a contribuição desse grupo escolar no processo de escolarização e na construção das sociabilidades da infância em Caruaru. A metodologia adotada baseia-se na análise documental. As fontes documentais foram os jornais, documento oficiais como Leis, Decretos e Mensagens do Governo, Códigos de Ensino e fotografias provenientes de acervos particulares. O estudo dialoga com autores como Magalhães (2004, 2022), Arantes (2019), Vinão Frago (2005), (Ávila (2013), Faria Filho (1996), Souza (1998), entre outros que se debruçam sobre a história das instituições, práticas educativas e cultura escolar, além dos estudos sobre micro-história. De maneira geral, pode-se afirmar que o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, situado em uma área central da cidade, funcionou como um importante espaço para a realização de sessões solenes e eventos sociais que marcaram a vida da comunidade local. Entre esses eventos, destacam-se os resultados dos exames escolares, o início e o término dos anos letivos, além das exposições de trabalhos realizados pelos alunos. O GE Joaquim Nabuco permaneceu com essa designação até meados do ano letivo de 1944 até assumir a nova nomenclatura para Grupo Escolar Professor Vicente Monteiro.

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