O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA CAMPUS CODÓ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4657 "inscrito_id" => 13153 "titulo" => "O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA\u{A0}CAMPUS\u{A0}CODÓ" "resumo" => "Este projeto analisou o papel crucial dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que promoveu a garantia e a permanecia dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa se aprofunda em dados que comprovam a importância e a eficácia desses programas em período de desafios sem procedentes. Durante a pandemia, os programas de assistência estudantil do IFMA se mostraram essenciais para apoiar os estudantes em diversas áreas que foram do suporte financeiro, que ajudou a mitigar o impacto econômico da crise ao suporte emocional através do amparo a permanência do estudante. O principal objetivo da pesquisa foi expor como a assistência é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem seguro e incluso, que permite que os estudantes superem os obstáculos impostos por tempos difíceis como a pandemia e continuassem suas jornadas educacional. A pesquisa foi realizada no IFMA Campus Codó, utilizando métodos como formulários e entrevistas com estudantes que foram contemplados com bolsas durante a pandemia. Além disso, usamos dados do departamento de assuntos estudantis- DAE, principal órgão do campus responsável pelos auxílios e demandas estudantis. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência estudantil, garantindo que o IFMA e outras instituições de ensino estejam preparadas para enfrentar futuras crises e continuar oferecendo uma educação e assistência de qualidade\u{A0}para\u{A0}todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13153_TB4657_03042025195316.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO WILLYAM DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno11willyamlpnf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4657 "inscrito_id" => 13153 "titulo" => "O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA\u{A0}CAMPUS\u{A0}CODÓ" "resumo" => "Este projeto analisou o papel crucial dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que promoveu a garantia e a permanecia dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa se aprofunda em dados que comprovam a importância e a eficácia desses programas em período de desafios sem procedentes. Durante a pandemia, os programas de assistência estudantil do IFMA se mostraram essenciais para apoiar os estudantes em diversas áreas que foram do suporte financeiro, que ajudou a mitigar o impacto econômico da crise ao suporte emocional através do amparo a permanência do estudante. O principal objetivo da pesquisa foi expor como a assistência é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem seguro e incluso, que permite que os estudantes superem os obstáculos impostos por tempos difíceis como a pandemia e continuassem suas jornadas educacional. A pesquisa foi realizada no IFMA Campus Codó, utilizando métodos como formulários e entrevistas com estudantes que foram contemplados com bolsas durante a pandemia. Além disso, usamos dados do departamento de assuntos estudantis- DAE, principal órgão do campus responsável pelos auxílios e demandas estudantis. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência estudantil, garantindo que o IFMA e outras instituições de ensino estejam preparadas para enfrentar futuras crises e continuar oferecendo uma educação e assistência de qualidade\u{A0}para\u{A0}todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13153_TB4657_03042025195316.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO WILLYAM DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno11willyamlpnf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }