Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA CAMPUS CODÓ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132379
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4657
    "inscrito_id" => 13153
    "titulo" => "O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA\u{A0}CAMPUS\u{A0}CODÓ"
    "resumo" => "Este projeto analisou o papel crucial dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que promoveu a garantia e a permanecia dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa se aprofunda em dados que comprovam a importância e a eficácia desses programas em período de desafios sem procedentes. Durante a pandemia, os programas de assistência estudantil do IFMA se mostraram essenciais para apoiar os estudantes em diversas áreas que foram do suporte financeiro, que ajudou a mitigar o impacto econômico da crise ao suporte emocional através do amparo a permanência do estudante. O principal objetivo da pesquisa foi expor como a assistência é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem seguro e incluso, que permite que os estudantes superem os obstáculos impostos por tempos difíceis como a pandemia e continuassem suas jornadas educacional. A pesquisa foi realizada no IFMA Campus Codó, utilizando métodos como formulários e entrevistas com estudantes que foram contemplados com bolsas durante a pandemia. Além disso, usamos dados do departamento de assuntos estudantis- DAE, principal órgão do campus responsável pelos auxílios e demandas estudantis. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência estudantil, garantindo que o IFMA e outras instituições de ensino estejam preparadas para enfrentar futuras crises e continuar oferecendo uma educação e assistência de qualidade\u{A0}para\u{A0}todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13153_TB4657_03042025195316.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO WILLYAM DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno11willyamlpnf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132379
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4657
    "inscrito_id" => 13153
    "titulo" => "O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA\u{A0}CAMPUS\u{A0}CODÓ"
    "resumo" => "Este projeto analisou o papel crucial dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que promoveu a garantia e a permanecia dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa se aprofunda em dados que comprovam a importância e a eficácia desses programas em período de desafios sem procedentes. Durante a pandemia, os programas de assistência estudantil do IFMA se mostraram essenciais para apoiar os estudantes em diversas áreas que foram do suporte financeiro, que ajudou a mitigar o impacto econômico da crise ao suporte emocional através do amparo a permanência do estudante. O principal objetivo da pesquisa foi expor como a assistência é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem seguro e incluso, que permite que os estudantes superem os obstáculos impostos por tempos difíceis como a pandemia e continuassem suas jornadas educacional. A pesquisa foi realizada no IFMA Campus Codó, utilizando métodos como formulários e entrevistas com estudantes que foram contemplados com bolsas durante a pandemia. Além disso, usamos dados do departamento de assuntos estudantis- DAE, principal órgão do campus responsável pelos auxílios e demandas estudantis. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência estudantil, garantindo que o IFMA e outras instituições de ensino estejam preparadas para enfrentar futuras crises e continuar oferecendo uma educação e assistência de qualidade\u{A0}para\u{A0}todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13153_TB4657_03042025195316.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO WILLYAM DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno11willyamlpnf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto analisou o papel crucial dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que promoveu a garantia e a permanecia dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa se aprofunda em dados que comprovam a importância e a eficácia desses programas em período de desafios sem procedentes. Durante a pandemia, os programas de assistência estudantil do IFMA se mostraram essenciais para apoiar os estudantes em diversas áreas que foram do suporte financeiro, que ajudou a mitigar o impacto econômico da crise ao suporte emocional através do amparo a permanência do estudante. O principal objetivo da pesquisa foi expor como a assistência é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem seguro e incluso, que permite que os estudantes superem os obstáculos impostos por tempos difíceis como a pandemia e continuassem suas jornadas educacional. A pesquisa foi realizada no IFMA Campus Codó, utilizando métodos como formulários e entrevistas com estudantes que foram contemplados com bolsas durante a pandemia. Além disso, usamos dados do departamento de assuntos estudantis- DAE, principal órgão do campus responsável pelos auxílios e demandas estudantis. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência estudantil, garantindo que o IFMA e outras instituições de ensino estejam preparadas para enfrentar futuras crises e continuar oferecendo uma educação e assistência de qualidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.