Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA O NOVO ENSINO MÉDIO – NEM: DESAFIOS DA PRÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O minicurso trata-se da reflexão do trabalho docente realizados em uma Escola Técnica Estadual - ETE do estado de Pernambuco, na qual procuramos vivenciar a partir de práticas interdisciplinares as orientações do NEM – Novo Ensino Médio, propostas pela Secretaria de Educação deste mesmo estado, as ações pedagógicas vivenciadas visaram construir o conhecimento e apresentar as situações didáticas aos estudantes do NEM, como também refletir sobre o trabalho docente dos professores de Ciências da Natureza de forma interdisciplinar e contextualizada, de forma a contribuir com sua prática pedagógica. Nosso objetivo Geral será apresentar vivências pedagógicas numa ETE que viabilizam a proposição do NEM. Como também refletir sobre aspectos que dificultam e inviabilizam essa proposta. Acreditamos na relevância deste trabalho, pois procuramos a partir de atividades práticas na escola, analisar os processos possíveis e positivos da proposta do NEM, como também apresentar de forma coesa as questões que dificultam vivenciá-las. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, (BRASIL, 2018), entendeu que a organização que se tinha de ensino médio anteriormente não estava atendendo às finalidades da etapa, e assim a reorganização curricular proposta pela Lei 13.415/2017 estabeleceu uma mudança profunda tanto na arquitetura quanto na proposta curricular do ensino médio, que precisou se estruturar considerando uma parte da sua carga horária dedicada à Formação Geral Básica, comum a todos os estudantes do ensino médio e cujas competências e habilidades estão norteadas pela BNCC, e outra parte dedicada à vivência de Itinerários Formativos, os quais embora não tenham competências específicas definidas na BNCC, respondem a esta na medida em que devem permitir o aprofundamento das aprendizagens previstas na Base. Assim, tivemos a preocupação de realizar atividades docentes na qual pudéssemos visualizar as necessidades e dificuldades de aulas no “formato” NEM. Procuramos planejar aulas na área de Ciências da natureza, e com os professores dos cursos de Farmácia e Nutrição e Dietética na qual a partir de uma temática em comum elaboramos um aulão que contemplou as situações didáticas na área de ciências e dos cursos citados. Assim, a proposição deste minicurso é que possamos juntamente com os participantes refletir sobre os principais aspectos de aulas interdisciplinares “modelo” NEM e suas possibilidades. A partir da proposição do tema, faremos juntos com os professores uma tempestade de ideias para identificar as principais concepções dos participantes a respeito da temática e depois aplicaremos uma Metodologia Ativa chamada Host (anfitrião), na qual analisaremos situações didáticas diversas, destacando pontos positivos, negativos e aspectos que podem viabilizar uma prática pedagógica numa “PERSPECTIVA NEM”. E os participantes deveram apresentar seus achados ao término de minicurso, a partir de produções tecnológicas (slides, canva...) e ou trabalhos escritos a partir de mapas mentais.

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