Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da Educação Científica (EC) como ferramenta essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes diante das questões de saúde pública. A EC, especialmente no componente curricular de Biologia, configura-se como um meio eficaz para promover o entendimento científico necessário à tomada de decisões responsáveis, com impacto direto na saúde coletiva. Fundamentada nas ideias de Freire (1979) que propõe a consciência crítica como objetivo central da educação e na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), segundo Santos (2007) a proposta é de que o ensino de Biologia ultrapasse a mera transmissão de conteúdos, assumindo uma função social transformadora. A alfabetização científica conforme Bybee (1995) mostra-se essencial para a compreensão do vocabulário científico, dos processos de construção do conhecimento e do papel das ciências na vida cotidiana dos estudantes. Durante a pandemia, a ampla disseminação de desinformação afetou significativamente a adesão às medidas de proteção e à vacinação, evidenciando a necessidade de uma EC voltada à análise crítica de informações, sobretudo aquelas veiculadas pelas redes sociais. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como instrumentos de divulgação científica apresenta-se como estratégia pedagógica relevante. Conclui-se que a EC deve constituir parte estruturante da formação cidadã, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a ampliação da participação social em decisões relacionadas ao bem-estar coletivo, consolidando a Biologia como espaço educativo voltado à conscientização, à reflexão e à transformação social.

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