“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4983 "inscrito_id" => 8598 "titulo" => "“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA." "resumo" => "O Ensino Básico tem suas diretrizes orientadas pela oferta de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas, a autonomia intelectual e o pensar reflexivo, crítico e criativo. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a concepção de ensino obedece ao cenário nacional e é orientado pela oferta de uma educação profissional que inclua a formação multidimensional dos sujeitos, contemplando as esferas sociais, culturais, laborais, artísticas e pessoais de cada estudante. Sob esse aspecto, o "Telafilosófica: O Cinema na Formação Humana" constituiu-se enquanto um projeto que permitiu a efetivação de um ensino interseccionalizado com o debate sobre o mundo do trabalho, as relações éticas, políticas, estéticas e epistemológicas mediante o olhar cinematográfico, com a contemplação coletiva de obras selecionadas para direcionar a temática trabalhada no currículo dos cursos tecnológicos do IFRN - Campus Mossoró. Em vigor durante os anos de 2023 e 2024, o projeto vislumbra o cinema como ferramenta de transformação das consciências e aguçador de sensibilidade, auxiliando na elaboração de sujeitos críticos ao universo que os cerca e representante de um processo de ensino-aprendizagem entrelaçado à realidade dos estudantes e docentes. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar o projeto de ensino e seus resultados na comunidade escolar mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória. A metodologia adotada concentra-se na observação participante, com enfoque na experiência de estudantes que integraram o projeto nos referidos anos. Dessa forma, constatou-se que o projeto de ensino interseccionou a produção artística e o ensino dentro de sala de aula para ampliar o olhar filosófico e crítico dos docentes e discentes aos conceitos, acontecimentos e experiências observadas no mundo que os cerca durante sua formação educacional dentro e fora da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8598_TB4983_06042025214836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENJAMIM LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "BENJAMIM DUARTE" "autor_email" => "benjamimduarte012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4983 "inscrito_id" => 8598 "titulo" => "“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA." "resumo" => "O Ensino Básico tem suas diretrizes orientadas pela oferta de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas, a autonomia intelectual e o pensar reflexivo, crítico e criativo. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a concepção de ensino obedece ao cenário nacional e é orientado pela oferta de uma educação profissional que inclua a formação multidimensional dos sujeitos, contemplando as esferas sociais, culturais, laborais, artísticas e pessoais de cada estudante. Sob esse aspecto, o "Telafilosófica: O Cinema na Formação Humana" constituiu-se enquanto um projeto que permitiu a efetivação de um ensino interseccionalizado com o debate sobre o mundo do trabalho, as relações éticas, políticas, estéticas e epistemológicas mediante o olhar cinematográfico, com a contemplação coletiva de obras selecionadas para direcionar a temática trabalhada no currículo dos cursos tecnológicos do IFRN - Campus Mossoró. Em vigor durante os anos de 2023 e 2024, o projeto vislumbra o cinema como ferramenta de transformação das consciências e aguçador de sensibilidade, auxiliando na elaboração de sujeitos críticos ao universo que os cerca e representante de um processo de ensino-aprendizagem entrelaçado à realidade dos estudantes e docentes. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar o projeto de ensino e seus resultados na comunidade escolar mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória. A metodologia adotada concentra-se na observação participante, com enfoque na experiência de estudantes que integraram o projeto nos referidos anos. Dessa forma, constatou-se que o projeto de ensino interseccionou a produção artística e o ensino dentro de sala de aula para ampliar o olhar filosófico e crítico dos docentes e discentes aos conceitos, acontecimentos e experiências observadas no mundo que os cerca durante sua formação educacional dentro e fora da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8598_TB4983_06042025214836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENJAMIM LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "BENJAMIM DUARTE" "autor_email" => "benjamimduarte012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }