Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132630
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4983
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA."
    "resumo" => "O Ensino Básico tem suas diretrizes orientadas pela oferta de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas, a autonomia intelectual e o pensar reflexivo, crítico e criativo. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a concepção de ensino obedece ao cenário nacional e é orientado pela oferta de uma educação profissional que inclua a formação multidimensional dos sujeitos, contemplando as esferas sociais, culturais, laborais, artísticas e pessoais de cada estudante. Sob esse aspecto, o "Telafilosófica: O Cinema na Formação Humana" constituiu-se enquanto um projeto que permitiu a efetivação de um ensino interseccionalizado com o debate sobre o mundo do trabalho, as relações éticas, políticas, estéticas e epistemológicas mediante o olhar cinematográfico, com a contemplação coletiva de obras selecionadas para direcionar a temática trabalhada no currículo dos cursos tecnológicos do IFRN - Campus Mossoró. Em vigor durante os anos de 2023 e 2024, o projeto vislumbra o cinema como ferramenta de transformação das consciências e aguçador de sensibilidade, auxiliando na elaboração de sujeitos críticos ao universo que os cerca e representante de um processo de ensino-aprendizagem entrelaçado à realidade dos estudantes e docentes. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar o projeto de ensino e seus resultados na comunidade escolar mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória. A metodologia adotada concentra-se na observação participante, com enfoque na experiência de estudantes que integraram o projeto nos referidos anos. Dessa forma, constatou-se que o projeto de ensino interseccionou a produção artística e o ensino dentro de sala de aula para ampliar o olhar filosófico e crítico dos docentes e discentes aos conceitos, acontecimentos e experiências observadas no mundo que os cerca durante sua formação educacional dentro e fora da instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8598_TB4983_06042025214836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENJAMIM LOPES DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "BENJAMIM DUARTE"
    "autor_email" => "benjamimduarte012@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132630
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4983
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "“TELAFILOSÓFICA”: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANA E CINEMA."
    "resumo" => "O Ensino Básico tem suas diretrizes orientadas pela oferta de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas, a autonomia intelectual e o pensar reflexivo, crítico e criativo. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a concepção de ensino obedece ao cenário nacional e é orientado pela oferta de uma educação profissional que inclua a formação multidimensional dos sujeitos, contemplando as esferas sociais, culturais, laborais, artísticas e pessoais de cada estudante. Sob esse aspecto, o "Telafilosófica: O Cinema na Formação Humana" constituiu-se enquanto um projeto que permitiu a efetivação de um ensino interseccionalizado com o debate sobre o mundo do trabalho, as relações éticas, políticas, estéticas e epistemológicas mediante o olhar cinematográfico, com a contemplação coletiva de obras selecionadas para direcionar a temática trabalhada no currículo dos cursos tecnológicos do IFRN - Campus Mossoró. Em vigor durante os anos de 2023 e 2024, o projeto vislumbra o cinema como ferramenta de transformação das consciências e aguçador de sensibilidade, auxiliando na elaboração de sujeitos críticos ao universo que os cerca e representante de um processo de ensino-aprendizagem entrelaçado à realidade dos estudantes e docentes. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar o projeto de ensino e seus resultados na comunidade escolar mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória. A metodologia adotada concentra-se na observação participante, com enfoque na experiência de estudantes que integraram o projeto nos referidos anos. Dessa forma, constatou-se que o projeto de ensino interseccionou a produção artística e o ensino dentro de sala de aula para ampliar o olhar filosófico e crítico dos docentes e discentes aos conceitos, acontecimentos e experiências observadas no mundo que os cerca durante sua formação educacional dentro e fora da instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8598_TB4983_06042025214836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENJAMIM LOPES DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "BENJAMIM DUARTE"
    "autor_email" => "benjamimduarte012@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Ensino Básico tem suas diretrizes orientadas pela oferta de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas, a autonomia intelectual e o pensar reflexivo, crítico e criativo. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a concepção de ensino obedece ao cenário nacional e é orientado pela oferta de uma educação profissional que inclua a formação multidimensional dos sujeitos, contemplando as esferas sociais, culturais, laborais, artísticas e pessoais de cada estudante. Sob esse aspecto, o "Telafilosófica: O Cinema na Formação Humana" constituiu-se enquanto um projeto que permitiu a efetivação de um ensino interseccionalizado com o debate sobre o mundo do trabalho, as relações éticas, políticas, estéticas e epistemológicas mediante o olhar cinematográfico, com a contemplação coletiva de obras selecionadas para direcionar a temática trabalhada no currículo dos cursos tecnológicos do IFRN - Campus Mossoró. Em vigor durante os anos de 2023 e 2024, o projeto vislumbra o cinema como ferramenta de transformação das consciências e aguçador de sensibilidade, auxiliando na elaboração de sujeitos críticos ao universo que os cerca e representante de um processo de ensino-aprendizagem entrelaçado à realidade dos estudantes e docentes. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar o projeto de ensino e seus resultados na comunidade escolar mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória. A metodologia adotada concentra-se na observação participante, com enfoque na experiência de estudantes que integraram o projeto nos referidos anos. Dessa forma, constatou-se que o projeto de ensino interseccionou a produção artística e o ensino dentro de sala de aula para ampliar o olhar filosófico e crítico dos docentes e discentes aos conceitos, acontecimentos e experiências observadas no mundo que os cerca durante sua formação educacional dentro e fora da instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.