Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4998
    "inscrito_id" => 5373
    "titulo" => "INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "Desde sua implementação, o Novo Ensino Médio (NEM) tem sido alvo de debates na comunidade acadêmica, especialmente com relação proficiência em matemática. Frente a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constituí como ferramenta de articulação entre novas práticas educacionais e o enfrentamento dos desafios do NEM e, isso, proporciona oportunidades para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas de ensino e aprendizagem no contexto das escolas públicas. Dessa forma, visando contribuir com os itinerários formativos, o Programa elaborou oficinas específicas para o momento de aprofundamento. Diante disso, está escrita tem como objetivo relatar e analisar uma oficina realizada por licenciandos em matemática, vinculados ao núcleo do PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), para uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia. O diálogo teórico norteador foi construído com estudos que tematizam o pensamento computacional em educação matemática, bem como nos documentos oficinais. A oficina foi ministrada na disciplina de Pensamento Computacional, que tinha como objetivo introduzir e desenvolver o pensamento lógico e a resolução de problemas computacionais, por meio da construção de algoritmos e do uso da linguagem de programação, utilizando o software Portugol Studio, como recurso pedagógico. A atividade foi dividida em três momentos: apresentação, demonstração prática e realização de uma atividade individual pelos estudantes. Os resultados obtidos destacam a importância do PIBID no apoio aos professores diante das mudanças no Ensino Médio, promovendo a formação continuada, a produção do conhecimento matemático dos alunos e as possíveis transformações no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5373_TB4998_09042025200340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN TRINDADE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LUAN Trindade"
    "autor_email" => "luantb33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4998
    "inscrito_id" => 5373
    "titulo" => "INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "Desde sua implementação, o Novo Ensino Médio (NEM) tem sido alvo de debates na comunidade acadêmica, especialmente com relação proficiência em matemática. Frente a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constituí como ferramenta de articulação entre novas práticas educacionais e o enfrentamento dos desafios do NEM e, isso, proporciona oportunidades para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas de ensino e aprendizagem no contexto das escolas públicas. Dessa forma, visando contribuir com os itinerários formativos, o Programa elaborou oficinas específicas para o momento de aprofundamento. Diante disso, está escrita tem como objetivo relatar e analisar uma oficina realizada por licenciandos em matemática, vinculados ao núcleo do PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), para uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia. O diálogo teórico norteador foi construído com estudos que tematizam o pensamento computacional em educação matemática, bem como nos documentos oficinais. A oficina foi ministrada na disciplina de Pensamento Computacional, que tinha como objetivo introduzir e desenvolver o pensamento lógico e a resolução de problemas computacionais, por meio da construção de algoritmos e do uso da linguagem de programação, utilizando o software Portugol Studio, como recurso pedagógico. A atividade foi dividida em três momentos: apresentação, demonstração prática e realização de uma atividade individual pelos estudantes. Os resultados obtidos destacam a importância do PIBID no apoio aos professores diante das mudanças no Ensino Médio, promovendo a formação continuada, a produção do conhecimento matemático dos alunos e as possíveis transformações no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5373_TB4998_09042025200340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN TRINDADE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LUAN Trindade"
    "autor_email" => "luantb33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desde sua implementação, o Novo Ensino Médio (NEM) tem sido alvo de debates na comunidade acadêmica, especialmente com relação proficiência em matemática. Frente a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constituí como ferramenta de articulação entre novas práticas educacionais e o enfrentamento dos desafios do NEM e, isso, proporciona oportunidades para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas de ensino e aprendizagem no contexto das escolas públicas. Dessa forma, visando contribuir com os itinerários formativos, o Programa elaborou oficinas específicas para o momento de aprofundamento. Diante disso, está escrita tem como objetivo relatar e analisar uma oficina realizada por licenciandos em matemática, vinculados ao núcleo do PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), para uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia. O diálogo teórico norteador foi construído com estudos que tematizam o pensamento computacional em educação matemática, bem como nos documentos oficinais. A oficina foi ministrada na disciplina de Pensamento Computacional, que tinha como objetivo introduzir e desenvolver o pensamento lógico e a resolução de problemas computacionais, por meio da construção de algoritmos e do uso da linguagem de programação, utilizando o software Portugol Studio, como recurso pedagógico. A atividade foi dividida em três momentos: apresentação, demonstração prática e realização de uma atividade individual pelos estudantes. Os resultados obtidos destacam a importância do PIBID no apoio aos professores diante das mudanças no Ensino Médio, promovendo a formação continuada, a produção do conhecimento matemático dos alunos e as possíveis transformações no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.