EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR EXPRESSIVO NAS PRÁTICAS COLABORATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132680 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5042 "inscrito_id" => 3348 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR EXPRESSIVO NAS PRÁTICAS COLABORATIVAS" "resumo" => "Este estudo é parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), que aborda a temática das práticas inclusivas fornecidas por meio de formações dos(as) professores(as), que necessitam serem discutidos e analisados profundamente, devido as demandas e diversidades presentes em sala de aula. Contudo, uso-se da problemática: Como precisa ser as formações dos professores voltadas para a inlcusão, considerando seus anseios e seus conhecimentos teóricos? Através desses aperfeiçoamentos, visamos assim objetivar a investigação de como ocorre o acesso à formação continuada de professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede municipal de um municipio do Sul do Paraná, para atender as especificidades dos estudantes público da educação especial na perspectiva da inclusão. Para este estudo, os procedimentos metodológicos, delimitam-se por um levantamento bibliográfico, com uma pesquisa de campo respaldada em uma pesquisa colaborativa, que na qual embasaram esse estudo: Mendes; Libâneo; Capellini; dentre outros autores/as de áreas correlatas. Portanto, este estudo foi apresentado uma estratégia de formação, onde os(as) professores(as), diante de uma pesquisa colaborativa, que na qual indicaram cursos e conteúdos que sentiam necessitade de realizar, assim foi elaborado um site com essas participações, indicando cursos, práticas pedagógicas entre outros, esse procedimento destaca-se uma proposta Formativa de virtualmente com os(as) professores(as) e materializou-se por meio de conteúdos e cursos, visando aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer a formação continuada voltada para a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3348_TB5042_04052025222451.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA GRAZIELA ROSA" "autor_nome_curto" => "MARTA GRAZI" "autor_email" => "martagraziela1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132680 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5042 "inscrito_id" => 3348 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR EXPRESSIVO NAS PRÁTICAS COLABORATIVAS" "resumo" => "Este estudo é parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), que aborda a temática das práticas inclusivas fornecidas por meio de formações dos(as) professores(as), que necessitam serem discutidos e analisados profundamente, devido as demandas e diversidades presentes em sala de aula. Contudo, uso-se da problemática: Como precisa ser as formações dos professores voltadas para a inlcusão, considerando seus anseios e seus conhecimentos teóricos? Através desses aperfeiçoamentos, visamos assim objetivar a investigação de como ocorre o acesso à formação continuada de professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede municipal de um municipio do Sul do Paraná, para atender as especificidades dos estudantes público da educação especial na perspectiva da inclusão. Para este estudo, os procedimentos metodológicos, delimitam-se por um levantamento bibliográfico, com uma pesquisa de campo respaldada em uma pesquisa colaborativa, que na qual embasaram esse estudo: Mendes; Libâneo; Capellini; dentre outros autores/as de áreas correlatas. Portanto, este estudo foi apresentado uma estratégia de formação, onde os(as) professores(as), diante de uma pesquisa colaborativa, que na qual indicaram cursos e conteúdos que sentiam necessitade de realizar, assim foi elaborado um site com essas participações, indicando cursos, práticas pedagógicas entre outros, esse procedimento destaca-se uma proposta Formativa de virtualmente com os(as) professores(as) e materializou-se por meio de conteúdos e cursos, visando aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer a formação continuada voltada para a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3348_TB5042_04052025222451.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA GRAZIELA ROSA" "autor_nome_curto" => "MARTA GRAZI" "autor_email" => "martagraziela1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }