CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132696 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5067 "inscrito_id" => 12704 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Existe um grande número de pessoas com deficiências no Brasil e um crescente aumento do número de matrículas de estudantes com estas condições no sistema público de ensino regular. Destes casos, destacam-se os de Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama sobre a caracterização do autismo e as singularidades do processo de escolarização de estudantes com esta condição. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, sobre leis e normativas sobre o autismo, e bibliográfica, com revisão da literatura por meio de análise de artigos científicos, com os descritores: autismo e inclusão, na plataforma aberta do Google Acadêmico, nos anos de 2023 e 2024, selecionados a partir dos critérios de relevância e alinhamento com os objetivos deste trabalho. O TEA apresenta desafios relacionados à compreensão das singularidades que envolvem a condição e as necessidades educacionais específicas, o que exige adaptação do ambiente escolar e das práticas de ensino. Como considerações finais acredita-se que é preciso para a inclusão social dos estudantes com TEA, o compromisso de todos com a busca de informações e acessibilidades dos espaços, para que se possibilite igualdade de oportunidades, participação, autonomia e qualidade de vida de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12704_TB5067_07042025114639.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132696 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5067 "inscrito_id" => 12704 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Existe um grande número de pessoas com deficiências no Brasil e um crescente aumento do número de matrículas de estudantes com estas condições no sistema público de ensino regular. Destes casos, destacam-se os de Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama sobre a caracterização do autismo e as singularidades do processo de escolarização de estudantes com esta condição. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, sobre leis e normativas sobre o autismo, e bibliográfica, com revisão da literatura por meio de análise de artigos científicos, com os descritores: autismo e inclusão, na plataforma aberta do Google Acadêmico, nos anos de 2023 e 2024, selecionados a partir dos critérios de relevância e alinhamento com os objetivos deste trabalho. O TEA apresenta desafios relacionados à compreensão das singularidades que envolvem a condição e as necessidades educacionais específicas, o que exige adaptação do ambiente escolar e das práticas de ensino. Como considerações finais acredita-se que é preciso para a inclusão social dos estudantes com TEA, o compromisso de todos com a busca de informações e acessibilidades dos espaços, para que se possibilite igualdade de oportunidades, participação, autonomia e qualidade de vida de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12704_TB5067_07042025114639.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }