TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCOMUNICAÇÃO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5143 "inscrito_id" => 12610 "titulo" => "TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCOMUNICAÇÃO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA" "resumo" => "Este trabalho analisa o Teatro do Oprimido (TO) como ferramenta de educomunicação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), destacando sua função na formação política e identitária dos militantes. A pesquisa parte do conceito de educomunicação, entendida como a integração entre comunicação e educação para promover autonomia e protagonismo social, focando na área de intervenção "Expressão Comunicativa pelas Artes". O TO, criado por Augusto Boal, é examinado como prática artística que estimula a crítica e a transformação social, permitindo aos participantes refletirem sobre suas realidades e ensaiarem ações coletivas contra opressões. No MST, o TO é utilizado como método educativo e de resistência, fortalecendo a identidade cultural do movimento e denunciando injustiças sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina revisão bibliográfica com entrevistas estruturadas junto a militantes do MST, revelando que o TO é percebido como instrumento libertador e transformador, capaz de articular comunicação, educação e arte. Os resultados mostram que o TO contribui para a conscientização crítica, a expressão de vivências e a construção de soluções coletivas, caracterizando-se como uma prática "arte-educomunicativa". O estudo conclui que o TO no MST não apenas reforça a luta pela reforma agrária, mas também promove uma educação popular emancipatória, alinhada aos princípios freireanos de diálogo e práxis transformadora. A pesquisa sugere a ampliação dessas práticas e abre caminhos para investigações futuras sobre sua aplicação em outros contextos políticos e sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12610_TB5143_07042025160609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO PIRES FLORÊNCIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RENATO PIRES" "autor_email" => "renato.pires76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5143 "inscrito_id" => 12610 "titulo" => "TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCOMUNICAÇÃO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA" "resumo" => "Este trabalho analisa o Teatro do Oprimido (TO) como ferramenta de educomunicação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), destacando sua função na formação política e identitária dos militantes. A pesquisa parte do conceito de educomunicação, entendida como a integração entre comunicação e educação para promover autonomia e protagonismo social, focando na área de intervenção "Expressão Comunicativa pelas Artes". O TO, criado por Augusto Boal, é examinado como prática artística que estimula a crítica e a transformação social, permitindo aos participantes refletirem sobre suas realidades e ensaiarem ações coletivas contra opressões. No MST, o TO é utilizado como método educativo e de resistência, fortalecendo a identidade cultural do movimento e denunciando injustiças sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina revisão bibliográfica com entrevistas estruturadas junto a militantes do MST, revelando que o TO é percebido como instrumento libertador e transformador, capaz de articular comunicação, educação e arte. Os resultados mostram que o TO contribui para a conscientização crítica, a expressão de vivências e a construção de soluções coletivas, caracterizando-se como uma prática "arte-educomunicativa". O estudo conclui que o TO no MST não apenas reforça a luta pela reforma agrária, mas também promove uma educação popular emancipatória, alinhada aos princípios freireanos de diálogo e práxis transformadora. A pesquisa sugere a ampliação dessas práticas e abre caminhos para investigações futuras sobre sua aplicação em outros contextos políticos e sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12610_TB5143_07042025160609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO PIRES FLORÊNCIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RENATO PIRES" "autor_email" => "renato.pires76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }