Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(TRANS)FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA: EPISTEMOLOGIAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência do trabalho desenvolvido na disciplina de Educação para Diversidade, ministrada em uma turma de 5º Período no curso de Ciências Humanas/História, na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no município de Codó, no período de outubro de 2014 a março de 2025, que teve como objetivo problematizar diálogos a respeito das diversidades e sua relação com a educação, de forma a contribuir com uma formação crítica, humana, teórica e cidadã pautada na equidade, no enfrentamento das dicotomias entre raça, gênero e na garantia dos direitos da pessoa humana. A metodologia de abordagem qualitativa, traz a narrativa como forma de descrição das ações que resultaram em uma experiência enriquecedora para todos/as participantes, docente e discentes. Dentre os critérios escolhidos para o desenvolvimento desse trabalho, destacam-se a busca de estratégias metodológicas e escolha criteriosa de uma bibliografia que contemplasse as discussões com vistas a um referencial teórico-metodológico contra-hegemônico que se distanciasse do discurso eurocentrado. Destacam-se autores/as como Chimamanda Adichie (2019), Mazama (2009), Abdias do Nascimento (1961), Frantz Fanon (2008), Pereira (2022), Machado (2018) entre outros/as que fomentaram debates sobre questões de grupos étnicos “minoritários” e processos de colonização e pós-colonização, identidade, igualdade e diferença, gênero, sexualidade e inclusão. Os/as estudantes da disciplina de Educação e Diversidade mostraram interesse sobre estratégias e metodologias que possibilitasse a abordagem de temática sobre as questões raciais, de gênero, sexualidade e inclusão na educação básica. Os debates, relatos e as trocas de experiências no decorrer da disciplina resultaram em práticas/intervenções alinhadas às temáticas discutidas, favorecendo uma compreensão mais aplicada do impacto das desigualdades sociais e da importância de uma educação que de fato aconteça com e para a diversidade.

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