Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E SEU REFLEXO NO RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo vincula-se ao projeto indissociável "Mapeamento das Condições Socioeconômicas e Rendimento Escolar dos Alunos do IFRS- Campus Rio Grande", o qual está sendo desenvolvido com fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, durante o ano de 2025. A pesquisa tem por objetivo investigar o contexto socioeconômico e o rendimento escolar no qual os alunos estão inseridos. A necessidade de se compreender as condições de vida dos estudantes é urgente, especialmente diante das desigualdades que permeiam a educação e dos desafios enfrentados pelas mudanças climáticas no sul do Brasil. Dessa forma, justifica-se a importância de identificar as barreiras enfrentadas pelos alunos dos grupos sociais populares e o impacto para a sua permanência e êxito, promovendo, assim, o desenvolvimento de estratégias que visem sua inclusão e sucesso acadêmico. Como metodologia adotada haverá a elaboração de um formulário estruturado para a coleta sistemática de informações relevantes sobre a renda familiar, condições das moradias, rendimento escolar e acesso à educação. A pesquisa será desenvolvida em três fases principais: na primeira fase será realizada uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente as questões a serem abordadas, com base nos estudos das obras de Bernard Lahire. Em um segundo momento, será elaborado um formulário para coletar informações sobre aspectos socioeconômicos, familiares e desempenho escolar, o qual possui aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Após a análise dos dados coletados, em um terceiro momento, os alunos serão convidados a participar de grupos de discussão para um aprofundamento qualitativo dos temas levantados. Por fim, os resultados irão orientar a criação de ações concretas de apoio, visando a permanência dos alunos na instituição e a promoção de um ambiente educacional mais equitativo e inclusivo.

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