DINÂMICAS EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO TEORIAS E APLICAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
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O referencial teórico estrutura-se em autores como Chassot (2006), que defende a formação de um cidadão crítico e capaz de compreender a natureza através da ciência, trazendo como proposta a contextualização histórica no ensino de ciências, e Bachelard (1996), que propõe a construção do conhecimento científico através da superação de barreiras epistemológicas, como generalizações de conceitos, analogias equivocadas e a experiência acima da crítica. A pesquisa é de natureza bibliográfica, pois procura apurar como os pesquisadores de ensino em química dissertam sobre a aplicabilidade dessa abordagem, avaliando seus impactos na aprendizagem e na construção do pensamento crítico dos estudantes. Nesse sentido, busca-se identificar em artigos científicos nacionais convergências e dificuldades na implementação dos conteúdos de química dentro da educação básica organizados a partir de uma articulação epistemológica. Os resultados incluem os impactos ao utilizar uma abordagem que favorece a interdisciplinaridade, o pensamento crítico, o vínculo de conceitos químicos com a historicidade científica e os contextos sociocientíficos. O trabalho, dessa maneira, busca dar espaço para a relevância da epistemologia no ensino de química, reforçando a necessidade de uma revisão de diretrizes curriculares, notadamente aquelas que ainda (des)organizam os conteúdos escolares a partir de uma perspectiva fragmentada e descontextualizada." 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