Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131199
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2981
    "inscrito_id" => 6670
    "titulo" => "ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA"
    "resumo" => "A bioquímica metabólica compreende uma área de estudo da dinâmica das moléculas nos processos metabólicos, buscando compreender suas funções, interações, como e em que situações são sintetizadas e degradadas. Devido ao nível de complexidade e abstração, a disciplina Bioquímica Metabólica representa um desafio para os alunos de graduação, ocasionando desinteresse pela matéria e elevados níveis de reprovação. Nesse sentido, a monitoria surge como uma oportunidade de apoio didático aos discentes, além de contribuir para o processo de formação docente dos monitores. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos da disciplina Bioquímica Metabólica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFPB a partir da implementação de atividades colaborativas e lúdicas, e desta forma, proporcionar um ensino mais atrativo e prazeroso. Para tal, durante os semestres 2023.2 e 2024.1, foram realizados encontros semanais de 1 hora com as turmas, em que foram desenvolvidas atividades com propostas lúdicas e que integravam a turma por meio da elaboração de grupos. A avaliação das atividades foi realizada por meio de um questionário sobre a percepção dos alunos acerca da sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e quais atividades foram mais relevantes para tal. Como resultado, constatou-se que na turma 2023.2, 57,1% e 42,9% responderam que a monitoria contribuiu muito e razoavelmente, respectivamente, para o aprendizado na disciplina, e, na turma 2024.1, 100% respondeu que contribuiu muito. Para ambas as turmas, o modelo de atividade mais proveitoso foi o de jogos de perguntas e respostas, como quizzes e jogos de tabuleiro. Por fim, conclui-se que o trabalho possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo para os discentes, além de contribuir para o processo de formação profissional dos monitores como futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6670_TB2981_11032025211733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS PORTO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS PORTO"
    "autor_email" => "marcos.porto@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131199
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2981
    "inscrito_id" => 6670
    "titulo" => "ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA"
    "resumo" => "A bioquímica metabólica compreende uma área de estudo da dinâmica das moléculas nos processos metabólicos, buscando compreender suas funções, interações, como e em que situações são sintetizadas e degradadas. Devido ao nível de complexidade e abstração, a disciplina Bioquímica Metabólica representa um desafio para os alunos de graduação, ocasionando desinteresse pela matéria e elevados níveis de reprovação. Nesse sentido, a monitoria surge como uma oportunidade de apoio didático aos discentes, além de contribuir para o processo de formação docente dos monitores. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos da disciplina Bioquímica Metabólica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFPB a partir da implementação de atividades colaborativas e lúdicas, e desta forma, proporcionar um ensino mais atrativo e prazeroso. Para tal, durante os semestres 2023.2 e 2024.1, foram realizados encontros semanais de 1 hora com as turmas, em que foram desenvolvidas atividades com propostas lúdicas e que integravam a turma por meio da elaboração de grupos. A avaliação das atividades foi realizada por meio de um questionário sobre a percepção dos alunos acerca da sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e quais atividades foram mais relevantes para tal. Como resultado, constatou-se que na turma 2023.2, 57,1% e 42,9% responderam que a monitoria contribuiu muito e razoavelmente, respectivamente, para o aprendizado na disciplina, e, na turma 2024.1, 100% respondeu que contribuiu muito. Para ambas as turmas, o modelo de atividade mais proveitoso foi o de jogos de perguntas e respostas, como quizzes e jogos de tabuleiro. Por fim, conclui-se que o trabalho possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo para os discentes, além de contribuir para o processo de formação profissional dos monitores como futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6670_TB2981_11032025211733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS PORTO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS PORTO"
    "autor_email" => "marcos.porto@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A bioquímica metabólica compreende uma área de estudo da dinâmica das moléculas nos processos metabólicos, buscando compreender suas funções, interações, como e em que situações são sintetizadas e degradadas. Devido ao nível de complexidade e abstração, a disciplina Bioquímica Metabólica representa um desafio para os alunos de graduação, ocasionando desinteresse pela matéria e elevados níveis de reprovação. Nesse sentido, a monitoria surge como uma oportunidade de apoio didático aos discentes, além de contribuir para o processo de formação docente dos monitores. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos da disciplina Bioquímica Metabólica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFPB a partir da implementação de atividades colaborativas e lúdicas, e desta forma, proporcionar um ensino mais atrativo e prazeroso. Para tal, durante os semestres 2023.2 e 2024.1, foram realizados encontros semanais de 1 hora com as turmas, em que foram desenvolvidas atividades com propostas lúdicas e que integravam a turma por meio da elaboração de grupos. A avaliação das atividades foi realizada por meio de um questionário sobre a percepção dos alunos acerca da sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e quais atividades foram mais relevantes para tal. Como resultado, constatou-se que na turma 2023.2, 57,1% e 42,9% responderam que a monitoria contribuiu muito e razoavelmente, respectivamente, para o aprendizado na disciplina, e, na turma 2024.1, 100% respondeu que contribuiu muito. Para ambas as turmas, o modelo de atividade mais proveitoso foi o de jogos de perguntas e respostas, como quizzes e jogos de tabuleiro. Por fim, conclui-se que o trabalho possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo para os discentes, além de contribuir para o processo de formação profissional dos monitores como futuros docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.