ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2981 "inscrito_id" => 6670 "titulo" => "ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA" "resumo" => "A bioquímica metabólica compreende uma área de estudo da dinâmica das moléculas nos processos metabólicos, buscando compreender suas funções, interações, como e em que situações são sintetizadas e degradadas. Devido ao nível de complexidade e abstração, a disciplina Bioquímica Metabólica representa um desafio para os alunos de graduação, ocasionando desinteresse pela matéria e elevados níveis de reprovação. Nesse sentido, a monitoria surge como uma oportunidade de apoio didático aos discentes, além de contribuir para o processo de formação docente dos monitores. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos da disciplina Bioquímica Metabólica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFPB a partir da implementação de atividades colaborativas e lúdicas, e desta forma, proporcionar um ensino mais atrativo e prazeroso. Para tal, durante os semestres 2023.2 e 2024.1, foram realizados encontros semanais de 1 hora com as turmas, em que foram desenvolvidas atividades com propostas lúdicas e que integravam a turma por meio da elaboração de grupos. A avaliação das atividades foi realizada por meio de um questionário sobre a percepção dos alunos acerca da sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e quais atividades foram mais relevantes para tal. Como resultado, constatou-se que na turma 2023.2, 57,1% e 42,9% responderam que a monitoria contribuiu muito e razoavelmente, respectivamente, para o aprendizado na disciplina, e, na turma 2024.1, 100% respondeu que contribuiu muito. Para ambas as turmas, o modelo de atividade mais proveitoso foi o de jogos de perguntas e respostas, como quizzes e jogos de tabuleiro. Por fim, conclui-se que o trabalho possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo para os discentes, além de contribuir para o processo de formação profissional dos monitores como futuros docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6670_TB2981_11032025211733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS PORTO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARCOS PORTO" "autor_email" => "marcos.porto@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2981 "inscrito_id" => 6670 "titulo" => "ATIVIDADES COLABORATIVAS E LÚDICAS NO AUXÍLIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA METABÓLICA" "resumo" => "A bioquímica metabólica compreende uma área de estudo da dinâmica das moléculas nos processos metabólicos, buscando compreender suas funções, interações, como e em que situações são sintetizadas e degradadas. Devido ao nível de complexidade e abstração, a disciplina Bioquímica Metabólica representa um desafio para os alunos de graduação, ocasionando desinteresse pela matéria e elevados níveis de reprovação. Nesse sentido, a monitoria surge como uma oportunidade de apoio didático aos discentes, além de contribuir para o processo de formação docente dos monitores. Desse modo, o presente trabalho teve como finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos da disciplina Bioquímica Metabólica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFPB a partir da implementação de atividades colaborativas e lúdicas, e desta forma, proporcionar um ensino mais atrativo e prazeroso. Para tal, durante os semestres 2023.2 e 2024.1, foram realizados encontros semanais de 1 hora com as turmas, em que foram desenvolvidas atividades com propostas lúdicas e que integravam a turma por meio da elaboração de grupos. A avaliação das atividades foi realizada por meio de um questionário sobre a percepção dos alunos acerca da sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e quais atividades foram mais relevantes para tal. Como resultado, constatou-se que na turma 2023.2, 57,1% e 42,9% responderam que a monitoria contribuiu muito e razoavelmente, respectivamente, para o aprendizado na disciplina, e, na turma 2024.1, 100% respondeu que contribuiu muito. Para ambas as turmas, o modelo de atividade mais proveitoso foi o de jogos de perguntas e respostas, como quizzes e jogos de tabuleiro. Por fim, conclui-se que o trabalho possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo para os discentes, além de contribuir para o processo de formação profissional dos monitores como futuros docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6670_TB2981_11032025211733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS PORTO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARCOS PORTO" "autor_email" => "marcos.porto@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }