O USO DO APLICATIVO MESTRE DA MATEMÁTICA APLICADO COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA INDIO GUSTAVO ALFREDO DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE ARAÇÁ DA SERRA, MUNÍCIPIO DE NORMADIA-RR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5298 "inscrito_id" => 11927 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO MESTRE DA MATEMÁTICA APLICADO COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA INDIO GUSTAVO ALFREDO DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE ARAÇÁ DA SERRA, MUNÍCIPIO DE NORMADIA-RR" "resumo" => "A tecnologia tem se tornado essencial na educação, oferecendo novas maneiras de ensinar e aprender, especialmente onde há limitações de recursos. O uso de aplicativos educacionais é uma alternativa eficaz para complementar o ensino tradicional, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos alunos. No ensino da matemática, ferramentas digitais interativas podem tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. A matemática é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, mas muitos enfrentam dificuldades, especialmente em escolas como a Escola Estadual Indígena Indío Gustavo Alfredo. Por isso, foi necessário buscar alternativas inovadoras para tornar o ensino da matemática mais acessível e atrativo, especialmente para os estudantes indígenas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aceitação e o engajamento dos estudantes no uso do aplicativo Mestre da Matemática como ferramenta complementar ao ensino tradicional. O trabalho adotou uma abordagem quali e quanti para analisar os impactos do uso do aplicativo no ensino dos alunos. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Indígena Indío Gustavo Alfredo, na Comunidade Araçá da Serra, em Normandia\x02RR, com alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. O estudo foi dividido em três etapas: Análise Diagnóstica, Implementação do Aplicativo, Avaliação dos Resultados. Destacamos que o uso de tecnologias educacionais, como o aplicativo Mestre da Matemática, se mostrou uma estratégia eficaz, proporcionando aprendizado de forma lúdica e dinâmica. Houve um aumento significativo no desempenho dos alunos em matemática, muitos demonstrando melhor compreensão dos conceitos e maior capacidade de resolver problemas de forma autônoma. Gerando subsídios para educadores e gestores escolares sobre o uso da tecnologia como aliada no ensino da matemática, ajudando a desenvolver práticas pedagógicas eficientes e contextualizadas, auxiliando na formulação de políticas públicas educacionais voltadas para a inovação no ensino indígena, fortalecendo o aprendizado dos alunos da comunidade promovendo um ensino mais inclusivo e de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11927_TB5298_07042025201148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GERTRUDES DE MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "isabelamaduro28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5298 "inscrito_id" => 11927 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO MESTRE DA MATEMÁTICA APLICADO COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA INDIO GUSTAVO ALFREDO DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE ARAÇÁ DA SERRA, MUNÍCIPIO DE NORMADIA-RR" "resumo" => "A tecnologia tem se tornado essencial na educação, oferecendo novas maneiras de ensinar e aprender, especialmente onde há limitações de recursos. O uso de aplicativos educacionais é uma alternativa eficaz para complementar o ensino tradicional, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos alunos. No ensino da matemática, ferramentas digitais interativas podem tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. A matemática é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, mas muitos enfrentam dificuldades, especialmente em escolas como a Escola Estadual Indígena Indío Gustavo Alfredo. Por isso, foi necessário buscar alternativas inovadoras para tornar o ensino da matemática mais acessível e atrativo, especialmente para os estudantes indígenas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aceitação e o engajamento dos estudantes no uso do aplicativo Mestre da Matemática como ferramenta complementar ao ensino tradicional. O trabalho adotou uma abordagem quali e quanti para analisar os impactos do uso do aplicativo no ensino dos alunos. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Indígena Indío Gustavo Alfredo, na Comunidade Araçá da Serra, em Normandia\x02RR, com alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. O estudo foi dividido em três etapas: Análise Diagnóstica, Implementação do Aplicativo, Avaliação dos Resultados. Destacamos que o uso de tecnologias educacionais, como o aplicativo Mestre da Matemática, se mostrou uma estratégia eficaz, proporcionando aprendizado de forma lúdica e dinâmica. Houve um aumento significativo no desempenho dos alunos em matemática, muitos demonstrando melhor compreensão dos conceitos e maior capacidade de resolver problemas de forma autônoma. Gerando subsídios para educadores e gestores escolares sobre o uso da tecnologia como aliada no ensino da matemática, ajudando a desenvolver práticas pedagógicas eficientes e contextualizadas, auxiliando na formulação de políticas públicas educacionais voltadas para a inovação no ensino indígena, fortalecendo o aprendizado dos alunos da comunidade promovendo um ensino mais inclusivo e de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11927_TB5298_07042025201148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GERTRUDES DE MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "isabelamaduro28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }