Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLORINDO SENTIMENTOS: CONSTRUINDO O AUTOCONHECIMENTO NA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134778
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8027
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "COLORINDO SENTIMENTOS: CONSTRUINDO O AUTOCONHECIMENTO NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao componente curricular Estágio em Educação Infantil, sob orientação da Profª Me. Priscila Alves Pereira. A intervenção foi realizada na Creche Municipal Irmã Dulce II, no município de Prado-BA, no período de 02 de junho a 01 de julho de 2025, com acompanhamento da professora regente da turma de Infantil 3, Jéssica Bráz Fernandes. O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento do autoconhecimento e da educação emocional das crianças, utilizando como recurso principal o livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As atividades foram planejadas para favorecer a identificação, expressão e compreensão das emoções, por meio de práticas lúdicas, como contação de histórias, pinturas das emoções, brincadeiras corporais, construção do pote das emoções, elaboração do mural das emoções e realização de um piquenique temático. A escolha da instituição se deu por seu compromisso com o acolhimento e desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A pesquisa teve caráter de intervenção, fundamentada nos referenciais teóricos de Pimenta (1994), Lima (2001), Hohmann (2009) e Lucena (2013), que contribuem para a construção de práticas pedagógicas significativas. Espera-se que, com o desenvolvimento do projeto, as crianças ampliem suas habilidades socioemocionais, fortalecendo o autoconhecimento, a autoestima e a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções de forma saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID587_TB8027_31052025215840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela.loures07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134778
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8027
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "COLORINDO SENTIMENTOS: CONSTRUINDO O AUTOCONHECIMENTO NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao componente curricular Estágio em Educação Infantil, sob orientação da Profª Me. Priscila Alves Pereira. A intervenção foi realizada na Creche Municipal Irmã Dulce II, no município de Prado-BA, no período de 02 de junho a 01 de julho de 2025, com acompanhamento da professora regente da turma de Infantil 3, Jéssica Bráz Fernandes. O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento do autoconhecimento e da educação emocional das crianças, utilizando como recurso principal o livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As atividades foram planejadas para favorecer a identificação, expressão e compreensão das emoções, por meio de práticas lúdicas, como contação de histórias, pinturas das emoções, brincadeiras corporais, construção do pote das emoções, elaboração do mural das emoções e realização de um piquenique temático. A escolha da instituição se deu por seu compromisso com o acolhimento e desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A pesquisa teve caráter de intervenção, fundamentada nos referenciais teóricos de Pimenta (1994), Lima (2001), Hohmann (2009) e Lucena (2013), que contribuem para a construção de práticas pedagógicas significativas. Espera-se que, com o desenvolvimento do projeto, as crianças ampliem suas habilidades socioemocionais, fortalecendo o autoconhecimento, a autoestima e a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções de forma saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID587_TB8027_31052025215840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela.loures07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao componente curricular Estágio em Educação Infantil, sob orientação da Profª Me. Priscila Alves Pereira. A intervenção foi realizada na Creche Municipal Irmã Dulce II, no município de Prado-BA, no período de 02 de junho a 01 de julho de 2025, com acompanhamento da professora regente da turma de Infantil 3, Jéssica Bráz Fernandes. O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento do autoconhecimento e da educação emocional das crianças, utilizando como recurso principal o livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As atividades foram planejadas para favorecer a identificação, expressão e compreensão das emoções, por meio de práticas lúdicas, como contação de histórias, pinturas das emoções, brincadeiras corporais, construção do pote das emoções, elaboração do mural das emoções e realização de um piquenique temático. A escolha da instituição se deu por seu compromisso com o acolhimento e desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A pesquisa teve caráter de intervenção, fundamentada nos referenciais teóricos de Pimenta (1994), Lima (2001), Hohmann (2009) e Lucena (2013), que contribuem para a construção de práticas pedagógicas significativas. Espera-se que, com o desenvolvimento do projeto, as crianças ampliem suas habilidades socioemocionais, fortalecendo o autoconhecimento, a autoestima e a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções de forma saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.