Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO SILENCIOSA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No sistema educacional brasileiro, a alfabetização deveria consolidar-se ao final do ciclo de alfabetização; no entanto, essa realidade ainda está longe de se concretizar no país. A exclusão silenciosa nos anos finais do ensino fundamental reflete a desconexão dos estudantes com as práticas escolares tradicionais e a não consolidação da alfabetização, que se prolonga por anos, comprometendo o direito à aprendizagem. Nesse contexto, a utilização de jogos digitais surge como uma estratégia inovadora para motivar e incluir os alunos, em alinhamento com as diretrizes do Pacto Nacional pela Recomposição da Aprendizagem, que busca recuperar e fortalecer aprendizagens após períodos de defasagem educacional. O presente estudo teve como objetivo compreender como os jogos digitais podem contribuir para a superação da exclusão silenciosa nos anos finais do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, explorar o papel dos jogos digitais na recuperação de aprendizagens básicas, avaliar seu impacto na motivação e consolidação da alfabetização e propor práticas pedagógicas inovadoras, fundamentadas no Pacto Nacional pela Recomposição da Aprendizagem, para integrar os jogos digitais ao processo educacional. Amparado pelas pesquisas de Silva e Petry (2019), Prensky (2017), Alves (2018), Soares (2016) e Kleiman (2001), o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso com alunos de uma escola pública do 7º ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido um processo de intervenção utilizando jogos digitais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, foi realizada em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, com turmas do 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio do registro e da sistematização das intervenções realizadas. Os jogos digitais utilizados foram voltados à alfabetização e à recomposição de aprendizagens essenciais, articulados a atividades pedagógicas planejada que estão colaborando na recomposição da aprendizagem e alfabetização dos alunos com aprendizagem abaixo do básico.

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