Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132991
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5468
    "inscrito_id" => 6970
    "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA"
    "resumo" => "Nas universidades há os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Eles promovem uma proximidade entre a instituição superior e a comunidade. O Ciência na ilha é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona troca de saberes entre as comunidades ribeirinhas e pesquisadores e discentes de diversas instituições de ensino superior, com exposições de trabalhos de iniciação científica infanto-juvenil, de divulgação científica e oficinas. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da iniciação científica infanto-juvenil (IC-IJj) para estudantes da educação básica participantes do Ciência na Ilha. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade da pesquisa narrativa, pois trabalha com reflexões, concepções e visões dos participantes. Os contribuintes para essa pesquisa são dois estudantes da educação básica, que já participaram do Ciência na ilha expondo trabalho de (IC-IJ) e dois discentes, de cursos da Universidade Federal do Pará, também com experiência, mas de orientação de IC de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada a partir de dados de relatos de dois expositores do Ciências na ilha e de dois orientadores de IC-IJ. Com isso, a pesquisa evidenciou a importância da iniciação científica no ensino para o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes de ciências nas escolas. Assim como o processo de aprendizagem interdisciplinar possibilita conhecimento plural aos estudantes, valorizando a diversidade social, pensamento crítico e seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6970_TB5468_07042025235121.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA SOARES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Clara"
    "autor_email" => "ana.soares.martins0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132991
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5468
    "inscrito_id" => 6970
    "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA"
    "resumo" => "Nas universidades há os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Eles promovem uma proximidade entre a instituição superior e a comunidade. O Ciência na ilha é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona troca de saberes entre as comunidades ribeirinhas e pesquisadores e discentes de diversas instituições de ensino superior, com exposições de trabalhos de iniciação científica infanto-juvenil, de divulgação científica e oficinas. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da iniciação científica infanto-juvenil (IC-IJj) para estudantes da educação básica participantes do Ciência na Ilha. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade da pesquisa narrativa, pois trabalha com reflexões, concepções e visões dos participantes. Os contribuintes para essa pesquisa são dois estudantes da educação básica, que já participaram do Ciência na ilha expondo trabalho de (IC-IJ) e dois discentes, de cursos da Universidade Federal do Pará, também com experiência, mas de orientação de IC de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada a partir de dados de relatos de dois expositores do Ciências na ilha e de dois orientadores de IC-IJ. Com isso, a pesquisa evidenciou a importância da iniciação científica no ensino para o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes de ciências nas escolas. Assim como o processo de aprendizagem interdisciplinar possibilita conhecimento plural aos estudantes, valorizando a diversidade social, pensamento crítico e seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6970_TB5468_07042025235121.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA SOARES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Clara"
    "autor_email" => "ana.soares.martins0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nas universidades há os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Eles promovem uma proximidade entre a instituição superior e a comunidade. O Ciência na ilha é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona troca de saberes entre as comunidades ribeirinhas e pesquisadores e discentes de diversas instituições de ensino superior, com exposições de trabalhos de iniciação científica infanto-juvenil, de divulgação científica e oficinas. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da iniciação científica infanto-juvenil (IC-IJj) para estudantes da educação básica participantes do Ciência na Ilha. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade da pesquisa narrativa, pois trabalha com reflexões, concepções e visões dos participantes. Os contribuintes para essa pesquisa são dois estudantes da educação básica, que já participaram do Ciência na ilha expondo trabalho de (IC-IJ) e dois discentes, de cursos da Universidade Federal do Pará, também com experiência, mas de orientação de IC de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada a partir de dados de relatos de dois expositores do Ciências na ilha e de dois orientadores de IC-IJ. Com isso, a pesquisa evidenciou a importância da iniciação científica no ensino para o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes de ciências nas escolas. Assim como o processo de aprendizagem interdisciplinar possibilita conhecimento plural aos estudantes, valorizando a diversidade social, pensamento crítico e seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.