Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID ALFABETIZAÇÃO NA EAD: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO PROJETO NA UAB

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5545
    "inscrito_id" => 1282
    "titulo" => "PIBID ALFABETIZAÇÃO NA EAD: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO PROJETO NA UAB"
    "resumo" => "Este estudo analisa a integração entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Educação a Distância (EaD) na formação inicial docente, com foco no projeto PIBID Alfabetização implementa no IFRO- campus Porto Velho Zona Norte, o projeto foi desenvolvido nos polos de Nova Mamoré, Guajará, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Vilhena. Com a participação de 48 acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)-Universidade Aberta do Brasil (UAB), 6 professores supervisores e 2 coordenadores de área, atuam em escolas de educação infantil e fundamental I. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em análise documental, observação participante e relatos de experiência, articulando referenciais teóricos que enfatizam a formação docente, a integração teoria e prática e a inovação pedagógica. Os resultados evidenciaram que a articulação entre PIBID e EaD promove uma imersão gradual dos licenciandos em contextos reais de ensino, fortalece competências como planejamento didático, gestão de sala de aula e uso de tecnologias educacionais. Além disso, o projeto contribui para a redução da evasão no curso, e fomenta a produção de materiais didáticos alinhados às necessidades regionais. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas públicas ampliou a troca de conhecimentos, o que consolida estratégias de alfabetização contextualizadas. Conclui-se que a sinergia entre PIBID e EaD potencializa a formação de docente, preparando-os para os desafios educacionais contemporâneos, com ênfase na diversidade e na inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1282_TB5545_08042025110223.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.lima@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5545
    "inscrito_id" => 1282
    "titulo" => "PIBID ALFABETIZAÇÃO NA EAD: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO PROJETO NA UAB"
    "resumo" => "Este estudo analisa a integração entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Educação a Distância (EaD) na formação inicial docente, com foco no projeto PIBID Alfabetização implementa no IFRO- campus Porto Velho Zona Norte, o projeto foi desenvolvido nos polos de Nova Mamoré, Guajará, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Vilhena. Com a participação de 48 acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)-Universidade Aberta do Brasil (UAB), 6 professores supervisores e 2 coordenadores de área, atuam em escolas de educação infantil e fundamental I. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em análise documental, observação participante e relatos de experiência, articulando referenciais teóricos que enfatizam a formação docente, a integração teoria e prática e a inovação pedagógica. Os resultados evidenciaram que a articulação entre PIBID e EaD promove uma imersão gradual dos licenciandos em contextos reais de ensino, fortalece competências como planejamento didático, gestão de sala de aula e uso de tecnologias educacionais. Além disso, o projeto contribui para a redução da evasão no curso, e fomenta a produção de materiais didáticos alinhados às necessidades regionais. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas públicas ampliou a troca de conhecimentos, o que consolida estratégias de alfabetização contextualizadas. Conclui-se que a sinergia entre PIBID e EaD potencializa a formação de docente, preparando-os para os desafios educacionais contemporâneos, com ênfase na diversidade e na inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1282_TB5545_08042025110223.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.lima@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a integração entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Educação a Distância (EaD) na formação inicial docente, com foco no projeto PIBID Alfabetização implementa no IFRO- campus Porto Velho Zona Norte, o projeto foi desenvolvido nos polos de Nova Mamoré, Guajará, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Vilhena. Com a participação de 48 acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)-Universidade Aberta do Brasil (UAB), 6 professores supervisores e 2 coordenadores de área, atuam em escolas de educação infantil e fundamental I. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em análise documental, observação participante e relatos de experiência, articulando referenciais teóricos que enfatizam a formação docente, a integração teoria e prática e a inovação pedagógica. Os resultados evidenciaram que a articulação entre PIBID e EaD promove uma imersão gradual dos licenciandos em contextos reais de ensino, fortalece competências como planejamento didático, gestão de sala de aula e uso de tecnologias educacionais. Além disso, o projeto contribui para a redução da evasão no curso, e fomenta a produção de materiais didáticos alinhados às necessidades regionais. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas públicas ampliou a troca de conhecimentos, o que consolida estratégias de alfabetização contextualizadas. Conclui-se que a sinergia entre PIBID e EaD potencializa a formação de docente, preparando-os para os desafios educacionais contemporâneos, com ênfase na diversidade e na inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.