A AFETIVIDADE E A ARTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: MEDIANDO BONS ENCONTROS NO AMBIENTE ESCOLAR
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A intervenção teve como objetivo promover mediações afetivas por meio de atividades artísticas, criando espaços de escuta, expressão e pertencimento no ambiente escolar. Seguindo uma lógica metodológica de pesquisa-ação-participante, a partir das demandas levantadas pelos estudantes, foi proposta a produção de fotografias de espaços escolares que os provocassem afetos, seguidas de rodas de conversa e reflexões coletivas. Fundamentada nas concepções de Vygotsky (2001) sobre o papel da arte no desenvolvimento humano, em Spinoza (1992) quanto à afetividade como potência de ação e em Freire (1970) no que se refere à emancipação e transformação social, essa prática evidenciou que a arte pode ser um instrumento para o fortalecimento da identidade estudantil. Como resultado das mediações, provocou a questão da sensação de não pertencimento ao ambiente escolar, à qual os estudantes responderam organizando o Sarau de Afetos, um espaço de expressão livre onde compartilharam sentimentos e experiências por meio de performances artísticas. O evento reforçou a importância de um ambiente escolar que acolha e respeite diferentes formas de expressão. Através dos resultados obtidos pela intervenção, é possível concluir que a arte, enquanto técnica social pode transformar as relações na escola, promovendo inclusão e afetividade, permitindo que cada estudante se perceba valorizado e parte integrante do coletivo." 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