Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE E A ARTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: MEDIANDO BONS ENCONTROS NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de intervenção apresenta uma experiência pedagógica realizada no segundo semestre de 2022 com duas turmas de Ensino Médio da Escola de Educação Básica Pedro II, em Blumenau-SC, no período noturno, no âmbito da disciplina de estágio final do curso de Psicologia da Unisociesc em Blumenau-SC. A intervenção teve como objetivo promover mediações afetivas por meio de atividades artísticas, criando espaços de escuta, expressão e pertencimento no ambiente escolar. Seguindo uma lógica metodológica de pesquisa-ação-participante, a partir das demandas levantadas pelos estudantes, foi proposta a produção de fotografias de espaços escolares que os provocassem afetos, seguidas de rodas de conversa e reflexões coletivas. Fundamentada nas concepções de Vygotsky (2001) sobre o papel da arte no desenvolvimento humano, em Spinoza (1992) quanto à afetividade como potência de ação e em Freire (1970) no que se refere à emancipação e transformação social, essa prática evidenciou que a arte pode ser um instrumento para o fortalecimento da identidade estudantil. Como resultado das mediações, provocou a questão da sensação de não pertencimento ao ambiente escolar, à qual os estudantes responderam organizando o Sarau de Afetos, um espaço de expressão livre onde compartilharam sentimentos e experiências por meio de performances artísticas. O evento reforçou a importância de um ambiente escolar que acolha e respeite diferentes formas de expressão. Através dos resultados obtidos pela intervenção, é possível concluir que a arte, enquanto técnica social pode transformar as relações na escola, promovendo inclusão e afetividade, permitindo que cada estudante se perceba valorizado e parte integrante do coletivo.

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