Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na sociedade atual permeada pelas incertezas e mudanças aceleradas é fulcral inserirmos na formação de professores estratégias que os instiguem a serem autores, criativos, que tenham possibilidade de contestar e tomar decisões. Portanto, a vivência e o acesso à pesquisa para todos os professores em formação inicial por meio da curricularização da pesquisa podem ser uma forma de instigá-los ao processo de autoria e de autonomia intelectual (Demo, 2014; Freire, 1996; Bazin, 1983). Diante disso, o objetivo central é investigar como acontece na prática a curricularização da Pesquisa na formação inicial de professores dos cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC). Esta investigação se pauta em metodologia qualitativa incluindo mapeamento sistemático da produção na área, estudo minucioso do Plano de Desenvolvimento Institucional, dos Planos Pedagógicos de Curso e rodas de conversa com os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFC. Para a análise são consideradas as categorias dialogicidade, problematização e inédito viável (Freire, 1975, 1996), assim como a relação do processo de curricularização da pesquisa com a Educação Matemática Crítica (Skovsmose, 2001). Espera-se a partir deste estudo possibilitar articulação de ações entre os cursos de licenciatura em matemática do IFC considerando a prática e as possibilidades de integração entre os componentes curriculares permeada pela curricularização da pesquisa.

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