Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO SOCIEDADE X AMBIENTE NO CONTEXTO DA EXTRAÇÃO DE HEMATITA COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As rochas são a base da economia mundial, pois delas são extraídos diversos tipos de materiais primários para remédios, construção civil, entre outras. Conforme a Lei n. 9.795/99, no Art. 13, a educação ambiental deve promover o debate, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, sobre ecologia, conservação ambiental e cadeias produtivas. Considerando a ampla extração e produção de ferro no Brasil, entende-se que o estudo sobre as rochas permite incorporar conhecimentos que auxiliem numa visão ambiental mais crítica. Nesse sentido, este trabalho objetivou estudar a extração de hematita na relação sociedade x ambiente como subsídio à educação ambiental. A hematita é um mineral de ferro que pode ser encontrado nos três tipos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares. As maiores extrações desse mineral estão concentradas em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará com ampla utilização pela indústria: aço, pigmentos, gema, sendo estas atribuídas às propriedades terapêuticas. No entanto, a relação sociedade x ambiente é mais complexa e a extração das rochas acaba causando impactos ambientais como desmatamento, alteração de cursos d’água, assoreamento e degradação de rios, poluição hídrica, perda de biodiversidade entre outras. Além disso, os rejeitos oriundos do beneficiamento do minério, se não forem devidamente controlados, podem causar desastres ambientais de grandes proporções, como já se observou em episódios recentes no Brasil. A abordagem sobre o viés da educação ?ambiental e as rochas pode ajudar na construção do pensamento crítico sobre os modos de produção e a sustentabilidade ambiental. Pode-se concluir que por meio da educação ?ambiental é possível compreender criticamente o modo de produção ?e a ?necessidade de ações sustentáveis no uso dos recursos naturais.

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