CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6830 "inscrito_id" => 3800 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "As plantas são seres vivos de extrema importância para o equilíbrio do planeta e manutenção da vida, entretanto, costumam ser pouco percebidas no ambiente e, geralmente, são vistas de uma forma antropocêntrica. O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de 221 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escola pública localizada em João Pessoa – PB. O trabalho foi conduzido ao longo do mês de março de 2024. Para tal, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de um questionário contendo questões referentes às plantas. Os resultados obtidos, com o questionário, revelaram que os estudantes possuem uma visão antropocêntrica utilitarista sobre as plantas, definindo-as usando características morfofisiológicas. Foi indicado, também, que a TV e a internet são os locais onde eles obtêm mais informações acerca das plantas. Apesar de uma visão ainda equivocada sobre as plantas, apenas 10,3% dos estudantes afirmam não gostar de botânica. Por outro lado, quando perguntado sobre a importância da botânica para sua formação, 52% afirmaram ser importante, 42% acreditam que não irão usar no dia a dia e 2% que não deveriam estudar esse conteúdo. Outra questão importante foi com relação às dificuldades apontadas pelos estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de botânica, a maioria apontou falta de laboratórios e aulas práticas. Nomenclatura complexa, foi a quarta maior dificuldade, desmistificando a ideia de o ensino da botânica ser pouco atrativo aos estudantes, devido a quantidade de termos de difícil entendimento. Por fim, ao serem questionados sobre o que indicariam para melhorar as aulas de botânica, 71% apontaram aulas práticas e fora da sala de aula. Concluímos, com esse trabalho, que o melhor entendimento sobre as plantas será alcançado aplicando os conteúdos de forma dinâmica, associado aos temas transversais e de forma interdisciplinar, como proposto pela BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3800_TB6830_08042025230248.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JARDIELLY SOUSA" "autor_email" => "jardielly.sousaufpb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6830 "inscrito_id" => 3800 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "As plantas são seres vivos de extrema importância para o equilíbrio do planeta e manutenção da vida, entretanto, costumam ser pouco percebidas no ambiente e, geralmente, são vistas de uma forma antropocêntrica. O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de 221 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escola pública localizada em João Pessoa – PB. O trabalho foi conduzido ao longo do mês de março de 2024. Para tal, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de um questionário contendo questões referentes às plantas. Os resultados obtidos, com o questionário, revelaram que os estudantes possuem uma visão antropocêntrica utilitarista sobre as plantas, definindo-as usando características morfofisiológicas. Foi indicado, também, que a TV e a internet são os locais onde eles obtêm mais informações acerca das plantas. Apesar de uma visão ainda equivocada sobre as plantas, apenas 10,3% dos estudantes afirmam não gostar de botânica. Por outro lado, quando perguntado sobre a importância da botânica para sua formação, 52% afirmaram ser importante, 42% acreditam que não irão usar no dia a dia e 2% que não deveriam estudar esse conteúdo. Outra questão importante foi com relação às dificuldades apontadas pelos estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de botânica, a maioria apontou falta de laboratórios e aulas práticas. Nomenclatura complexa, foi a quarta maior dificuldade, desmistificando a ideia de o ensino da botânica ser pouco atrativo aos estudantes, devido a quantidade de termos de difícil entendimento. Por fim, ao serem questionados sobre o que indicariam para melhorar as aulas de botânica, 71% apontaram aulas práticas e fora da sala de aula. Concluímos, com esse trabalho, que o melhor entendimento sobre as plantas será alcançado aplicando os conteúdos de forma dinâmica, associado aos temas transversais e de forma interdisciplinar, como proposto pela BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3800_TB6830_08042025230248.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JARDIELLY SOUSA" "autor_email" => "jardielly.sousaufpb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }