CAMINHOS DIGITAIS: TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5814 "inscrito_id" => 14581 "titulo" => "CAMINHOS DIGITAIS: TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este estudo explora a utilização de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando sua aplicação no processo pedagógico e a colaboração entre os professores. Foi realizado na Escola Estadual Colette Catta, localizada no Distrito de Juçaral, zona rural do Cabo de Santo Agostinho. O trabalho baseia-se na Educação Digital, no sociointeracionismo e na valorização das experiências dos alunos da EJA. Para o desenvolvimento das atividades, foram utilizados notebooks do Laboratório Móvel de Informática (um para cada aluno) e softwares educativos como Kahoot, WordWall, Paint e Word, promovendo interatividade e trabalho colaborativo. A metodologia adotada incluiu estratégias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA (Resolução CNE/CEB nº 1/2000) e ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), que garantem o acesso equitativo às tecnologias digitais. Os resultados apontaram um impacto positivo, ampliando as oportunidades de aprendizagem e inclusão digital para os estudantes da zona rural, com um ambiente de ensino mais dinâmico e maior participação dos alunos. A utilização das tecnologias contribuiu para o aumento da motivação dos estudantes e fortaleceu a colaboração entre eles. Recomenda-se a ampliação do uso de dispositivos móveis e plataformas digitais acessíveis, além da avaliação da percepção dos alunos sobre o seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14581_TB5814_08042025150719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS" "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5814 "inscrito_id" => 14581 "titulo" => "CAMINHOS DIGITAIS: TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este estudo explora a utilização de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando sua aplicação no processo pedagógico e a colaboração entre os professores. Foi realizado na Escola Estadual Colette Catta, localizada no Distrito de Juçaral, zona rural do Cabo de Santo Agostinho. O trabalho baseia-se na Educação Digital, no sociointeracionismo e na valorização das experiências dos alunos da EJA. Para o desenvolvimento das atividades, foram utilizados notebooks do Laboratório Móvel de Informática (um para cada aluno) e softwares educativos como Kahoot, WordWall, Paint e Word, promovendo interatividade e trabalho colaborativo. A metodologia adotada incluiu estratégias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA (Resolução CNE/CEB nº 1/2000) e ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), que garantem o acesso equitativo às tecnologias digitais. Os resultados apontaram um impacto positivo, ampliando as oportunidades de aprendizagem e inclusão digital para os estudantes da zona rural, com um ambiente de ensino mais dinâmico e maior participação dos alunos. A utilização das tecnologias contribuiu para o aumento da motivação dos estudantes e fortaleceu a colaboração entre eles. Recomenda-se a ampliação do uso de dispositivos móveis e plataformas digitais acessíveis, além da avaliação da percepção dos alunos sobre o seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14581_TB5814_08042025150719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS" "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }