Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS DIGITAIS: TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo explora a utilização de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando sua aplicação no processo pedagógico e a colaboração entre os professores. Foi realizado na Escola Estadual Colette Catta, localizada no Distrito de Juçaral, zona rural do Cabo de Santo Agostinho. O trabalho baseia-se na Educação Digital, no sociointeracionismo e na valorização das experiências dos alunos da EJA. Para o desenvolvimento das atividades, foram utilizados notebooks do Laboratório Móvel de Informática (um para cada aluno) e softwares educativos como Kahoot, WordWall, Paint e Word, promovendo interatividade e trabalho colaborativo. A metodologia adotada incluiu estratégias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA (Resolução CNE/CEB nº 1/2000) e ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), que garantem o acesso equitativo às tecnologias digitais. Os resultados apontaram um impacto positivo, ampliando as oportunidades de aprendizagem e inclusão digital para os estudantes da zona rural, com um ambiente de ensino mais dinâmico e maior participação dos alunos. A utilização das tecnologias contribuiu para o aumento da motivação dos estudantes e fortaleceu a colaboração entre eles. Recomenda-se a ampliação do uso de dispositivos móveis e plataformas digitais acessíveis, além da avaliação da percepção dos alunos sobre o seu aprendizado.

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