A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA CRIANÇAS E FUTUROS PEDAGOGOS
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Criada em 2014 e reinaugurada em 2023, a brinquedoteca do Campus Sertão atua como um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, que valoriza a cultura lúdica, o jogo, o brinquedo e brincadeira, integrando teoria e prática no processo de formação de pedagogos, que compreendem e respeitam o universo da infância. A metodologia adotada na pesquisa é de natureza qualitativa e extensionista, fundamentada no conceito de trabalho colaborativo, conforme Pimenta e Franco (2008). Nesse contexto, a Universidade atua como mediadora das ações, promovendo uma dinâmica interativa entre crianças, acadêmicos e professores, e fortalecendo os vínculos entre a instituição e a comunidade. Os principais autores que embasam o estudo incluem Kishimoto (2011), Brougère (2010), Borba (2005, 2009), Cunha (2001) e Reis e Marcolino (2021), que destacam a importância do brincar como um processo significativo e essencial para a infância. Os resultados sinalizam que a brinquedoteca tem contribuído para a formação holística dos estudantes de Pedagogia, além de proporcionar um espaço de desenvolvimento para as crianças. A reestruturação do ambiente permitiu maior segurança e liberdade nas ações, e as atividades formativas, como oficinas e minicursos, têm fortalecido a relação entre a Universidade e a comunidade local. O projeto continua a se expandir, com novas parcerias e atividades planejadas, visando consolidar a brinquedoteca como um espaço contínuo de aprendizagem, fortalecendo a cultura lúdica e a construção de uma educação mais sensível às necessidades e potencialidades da infância." 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