POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO LEEI EM RIO LARGO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6036 "inscrito_id" => 13804 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO LEEI EM RIO LARGO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA" "resumo" => "Este trabalho analisa as políticas públicas de formação continuada para professores da Educação Infantil, com foco na implementação do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) no município de Rio Largo (AL), à luz das diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). O estudo se ancora em um percurso formativo que visa qualificar as práticas pedagógicas voltadas à oralidade, leitura e escrita nas instituições de Educação Infantil, com base em pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e nos Direitos de Aprendizagem das crianças pequenas. A política formativa implementada no município foi estruturada de maneira colaborativa e interinstitucional, articulando a Secretaria Municipal de Educação, coordenadores pedagógicos e professores, com o apoio técnico de formadores estaduais. Os encontros formativos buscaram fortalecer a escuta sensível, o planejamento com intencionalidade e a documentação pedagógica como instrumentos de reflexão e qualificação do fazer docente (ROSEMBERG, 2021; KRAMER, 2020). Adotando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de observações, registros formativos e escutas de professores cursistas. Os resultados apontam avanços no entendimento das práticas de alfabetização na Educação Infantil como experiências de linguagem, e não como antecipação do Ensino Fundamental, reforçando os princípios de ludicidade, interações e direitos de aprendizagem (OLIVEIRA, 2020; MORAES; ROCHA, 2022). Conclui-se que políticas públicas como o LEEI, quando bem implementadas e contextualizadas, promovem o fortalecimento das práticas pedagógicas, valorizando os professores como sujeitos de saber e protagonistas do processo educativo. O caso de Rio Largo representa uma experiência significativa de compromisso com a infância e com o direito à educação de qualidade desde os primeiros anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13804_TB6036_08042025181032.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "priscillacastro901@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6036 "inscrito_id" => 13804 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO LEEI EM RIO LARGO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA" "resumo" => "Este trabalho analisa as políticas públicas de formação continuada para professores da Educação Infantil, com foco na implementação do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) no município de Rio Largo (AL), à luz das diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). O estudo se ancora em um percurso formativo que visa qualificar as práticas pedagógicas voltadas à oralidade, leitura e escrita nas instituições de Educação Infantil, com base em pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e nos Direitos de Aprendizagem das crianças pequenas. A política formativa implementada no município foi estruturada de maneira colaborativa e interinstitucional, articulando a Secretaria Municipal de Educação, coordenadores pedagógicos e professores, com o apoio técnico de formadores estaduais. Os encontros formativos buscaram fortalecer a escuta sensível, o planejamento com intencionalidade e a documentação pedagógica como instrumentos de reflexão e qualificação do fazer docente (ROSEMBERG, 2021; KRAMER, 2020). Adotando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de observações, registros formativos e escutas de professores cursistas. Os resultados apontam avanços no entendimento das práticas de alfabetização na Educação Infantil como experiências de linguagem, e não como antecipação do Ensino Fundamental, reforçando os princípios de ludicidade, interações e direitos de aprendizagem (OLIVEIRA, 2020; MORAES; ROCHA, 2022). Conclui-se que políticas públicas como o LEEI, quando bem implementadas e contextualizadas, promovem o fortalecimento das práticas pedagógicas, valorizando os professores como sujeitos de saber e protagonistas do processo educativo. O caso de Rio Largo representa uma experiência significativa de compromisso com a infância e com o direito à educação de qualidade desde os primeiros anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13804_TB6036_08042025181032.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "priscillacastro901@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }