Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFERENÇA ENTRE PERCEPÇÕES DA MESMA COMUNIDADE A PARTIR DE DIFERENTES GERAÇÕES LIGADAS A UMA ESCOLA PERIFÉRICA EM SP

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo, parte de mestrado em andamento, analisa as diferentes percepções de adolescentes e adultos participantes de uma mesma escola pública municipal da periferia do município de São Paulo, no recorte em que descrevem a comunidade atendida pela instituição. A partir de quatro entrevistas in loco, destaca-se as percepções que relatam: 1) do bairro; 2) das profissões das pessoas que vivem no território; 3) dos hábitos e opções de lazer; 4) de problemas ou preocupações centrais a resolver e; 5) Das pessoas percebidas como influentes para a comunidade. Utiliza-se estudos de gerações (Attias-Donfut, Mannheim e Tomizaki) para demarcar como, embora tenham na escola e no bairro grupos concretos comuns e vivam o mesmo tempo histórico, adultos e adolescentes divergem na percepção sobre a comunidade. Os adultos descrevem o bairro destacando histórico de ocupações, problemas estruturais, trabalho informal e presença de associações comunitárias e religiosas. Já os adolescentes enfatizam o comércio local, enumeram mais ocupações e têm uma percepção mais positiva do território. Nas preocupações da comunidade, os adultos elencam temas como regularização dos imóveis e qualidade de serviços públicos. Os adolescentes, no entanto, citam exclusivamente a questão do lixo, algo fortemente pautado pela escola que recebe atividades da empresa de coleta do bairro, reiterando a influência do poder econômico no currículo (Apple) e o poder da escola como aparelho ideológico (Gramsci e Bourdieu) ao ser mais determinante do que as demais pessoas da comunidade para estabelecer o que os estudantes adolescentes identificam como temas relevantes no próprio território.

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