Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIALOGO E MOVIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ACREDITAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este trabalho tem como objetivo compartilhar o processo de acompanhamento pedagógico desenvolvido na Acreditar, a partir da experiência como supervisora pedagógica na área educacional dos projetos sociais da institução. A Acreditar, uma organização não governamental fundada em 2006, na cidade de Glória do Goitá, interior de Pernambuco tem por finalidade promover o desenvolvimento local. Uma instituição que atua com um público diverso incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em diversos projetos sociais voltados à educação. Esse trabalho requer um planejamento e acompanhamento de todas as ações. Nesse contexto a supervisão pedagógica é pautado no acompanhamento e desenvolvimento de processos pedagógicos que valorizem a trajetória e as potencialidades de cada participante. Respeitando as múltiplas realidades e necessidades que atravessam os sujeitos atendidos, na perspectiva de construir práticas educativas que sejam significativas, acessíveis e adaptadas aos diferentes contextos. A supervisão envolve também a orientação e formação dos educadores, o acompanhamento do planejamento e a avaliação contínua das ações realizadas. Nesse processo, são elaborados instrumentos de acompanhamento, registros pedagógicos e momentos de troca entre as equipes, fortalecendo a articulação entre teoria e prática. Inspirada na pedagogia freiriana, que reconhece a importância do diálogo, da escuta e da valorização dos saberes populares (FREIRE, 1996), a prática pedagógica é construída com base na realidade dos sujeitos atendidos. Ao trabalhar com públicos tão diversos, reafirma-se o papel da pedagogia como um campo de mediação entre o saber e o viver, entre o conteúdo e a vida cotidiana. Este relato busca, assim, contribuir com reflexões sobre os desafios e as potências da atuação pedagógica em contextos sociais, ressaltando o valor do acompanhamento pedagógico como ferramenta de fortalecimento institucional e de desenvolvimento humano. Palavras-chave: Acompanhamento Pedagógico, Práticas Educativas, Desenvolvimento Humano.

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