GÊNERO E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DE SUJEITOS DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133441 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6070 "inscrito_id" => 14811 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DE SUJEITOS DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Partindo das perspectivas de Louro (1997), que aborda acerca das divisões entre raça, classe, etnia, sexualidade e gênero, voltamos olhares para as discussões acerca da relação entre Gênero e Educação, cuja relação está implicada nas construções sociais que são perpetuadas e legitimadas nas próprias salas de aula. Ainda para a autora, a Educação infantil é uma modalidade de ensino marcadamente feminina, o que nos impõe a seguinte reflexão; como se dá a atuação de sujeitos do Gênero masculino na Educação infantil, e como esta atuação é vista interna e externamente na escola e na sociedade? Assim, o objetivo dessa produção é discutir acerca da atuação de sujeitos do Gênero masculino na Educação infantil, cujo estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, a partir de produções já realizadas acerca da referida temática, compreendendo a visão de autores que já discutem explicitamente sobre o tema. Nos resultados, podemos destacar que o gênero masculino enfrenta desafios significativos na Educação Infantil, sobretudo no que diz respeito à presença de professores homens em ambientes predominantemente femininos. Essa baixa representatividade masculina está associada a estereótipos de gênero que atribuem às mulheres a responsabilidade pelo cuidado e Educação das crianças pequenas. Assim, homens que escolhem essa profissão, frequentemente enfrentam desconfiança e preconceito, sendo, por vezes, desencorajados a permanecer na área devido à falta de apoio institucional e pressões sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14811_TB6070_08042025183800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINO ARAÚJO CARDOSO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ALBERT CARDOSO" "autor_email" => "alberjunior1506@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133441 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6070 "inscrito_id" => 14811 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DE SUJEITOS DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Partindo das perspectivas de Louro (1997), que aborda acerca das divisões entre raça, classe, etnia, sexualidade e gênero, voltamos olhares para as discussões acerca da relação entre Gênero e Educação, cuja relação está implicada nas construções sociais que são perpetuadas e legitimadas nas próprias salas de aula. Ainda para a autora, a Educação infantil é uma modalidade de ensino marcadamente feminina, o que nos impõe a seguinte reflexão; como se dá a atuação de sujeitos do Gênero masculino na Educação infantil, e como esta atuação é vista interna e externamente na escola e na sociedade? Assim, o objetivo dessa produção é discutir acerca da atuação de sujeitos do Gênero masculino na Educação infantil, cujo estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, a partir de produções já realizadas acerca da referida temática, compreendendo a visão de autores que já discutem explicitamente sobre o tema. Nos resultados, podemos destacar que o gênero masculino enfrenta desafios significativos na Educação Infantil, sobretudo no que diz respeito à presença de professores homens em ambientes predominantemente femininos. Essa baixa representatividade masculina está associada a estereótipos de gênero que atribuem às mulheres a responsabilidade pelo cuidado e Educação das crianças pequenas. Assim, homens que escolhem essa profissão, frequentemente enfrentam desconfiança e preconceito, sendo, por vezes, desencorajados a permanecer na área devido à falta de apoio institucional e pressões sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14811_TB6070_08042025183800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINO ARAÚJO CARDOSO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ALBERT CARDOSO" "autor_email" => "alberjunior1506@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }