Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: COMO A UNIVERSIDADE PÚBLICA PROMOVE A INCLUSÃO POR MEIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta a relação das políticas públicas educacionais e as condições de acesso e permanência de estudantes com deficiências em uma universidade pública do Recife-PE. Compreender a educação como a garantia de direito a todos os cidadãos e cidadãs, independentemente de sua condição social, etária, física ou psíquica, é defender a educação de qualidade e equidade ao longo da vida para todas as pessoas. Utilizamos autores e autoras como Mainardes, Azevedo e Souza para fundamentar a discussão das políticas públicas no tocante a sua definição e análise no campo educacional. No contexto do acesso e permanência buscamos dialogar além das políticas e legislações vigentes autores e autoras como Melo e Mothoan. A pesquisa se desenvolveu em uma universidade pública, com estudantes público-alvo da educação especial e profissionais ligados ao Núcleo de acessibilidade da referida instituição. Utilizou-se como método o questionário online e a análise de conteúdo para discutir os resultados encontrados. Podemos concluir com o trabalho realizado que se faz necessário uma discussão contextualizada das ações promovidas nas universidades e como elas se desdobram para o acesso e permanência de estudantes com deficiências. Pode-se inferir também que são por meio das ações cotidianas e a implementação da cultura de inclusão nas universidades que se promove a inclusão e se garanti a educação de qualidade a todas as pessoas.

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