Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132784
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5192
    "inscrito_id" => 13893
    "titulo" => "OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA"
    "resumo" => "Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investigou a criação de uma revista especializada em publicar microartigos, denominados white papers, voltados às áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Matemática Pura e Aplicada. Denominada “Open Journal of Mathematics and Physics”, a revista é indexada e sustenta-se nos princípios de ciência aberta, estimulando a colaboração e o envolvimento coletivo. Uma das inovações propostas é a possibilidade de atualizar e aprimorar os textos mesmo após a publicação inicial, garantindo um fluxo contínuo de desenvolvimento e refinamento das pesquisas. O referencial teórico-metodológico abrange autores que discutem a construção colaborativa de conhecimento e a democratização do acesso, como Paulo Freire, além de estudos que fundamentam a importância da ciência aberta nas diretrizes da UNESCO. A pesquisa coletou os dados das publicações, apontando um alto nível de engajamento e troca de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores atuantes na mesma linha de pesquisa. As discussões evidenciaram a relevância de práticas editoriais inclusivas, como a autopublicação e a avaliação por pares a posteriori, que favorecem uma dinâmica mais ágil e participativa. Entre os principais resultados, destaca-se o fortalecimento do aprendizado conjunto, pois a abertura para múltiplos(as) coautores(as) e a interação contínua entre pesquisadores(as) de diferentes níveis acadêmicos favoreceram o diálogo crítico e a produção de conhecimento relevante. Ademais, a possibilidade de revisar e aperfeiçoar os artigos após a publicação propiciou um ambiente colaborativo, ampliando o impacto e a disseminação das pesquisas em Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13893_TB5192_07042025173155.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LOBO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.lobo@ufnt.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132784
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5192
    "inscrito_id" => 13893
    "titulo" => "OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA"
    "resumo" => "Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investigou a criação de uma revista especializada em publicar microartigos, denominados white papers, voltados às áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Matemática Pura e Aplicada. Denominada “Open Journal of Mathematics and Physics”, a revista é indexada e sustenta-se nos princípios de ciência aberta, estimulando a colaboração e o envolvimento coletivo. Uma das inovações propostas é a possibilidade de atualizar e aprimorar os textos mesmo após a publicação inicial, garantindo um fluxo contínuo de desenvolvimento e refinamento das pesquisas. O referencial teórico-metodológico abrange autores que discutem a construção colaborativa de conhecimento e a democratização do acesso, como Paulo Freire, além de estudos que fundamentam a importância da ciência aberta nas diretrizes da UNESCO. A pesquisa coletou os dados das publicações, apontando um alto nível de engajamento e troca de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores atuantes na mesma linha de pesquisa. As discussões evidenciaram a relevância de práticas editoriais inclusivas, como a autopublicação e a avaliação por pares a posteriori, que favorecem uma dinâmica mais ágil e participativa. Entre os principais resultados, destaca-se o fortalecimento do aprendizado conjunto, pois a abertura para múltiplos(as) coautores(as) e a interação contínua entre pesquisadores(as) de diferentes níveis acadêmicos favoreceram o diálogo crítico e a produção de conhecimento relevante. Ademais, a possibilidade de revisar e aperfeiçoar os artigos após a publicação propiciou um ambiente colaborativo, ampliando o impacto e a disseminação das pesquisas em Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13893_TB5192_07042025173155.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LOBO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.lobo@ufnt.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investigou a criação de uma revista especializada em publicar microartigos, denominados white papers, voltados às áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Matemática Pura e Aplicada. Denominada “Open Journal of Mathematics and Physics”, a revista é indexada e sustenta-se nos princípios de ciência aberta, estimulando a colaboração e o envolvimento coletivo. Uma das inovações propostas é a possibilidade de atualizar e aprimorar os textos mesmo após a publicação inicial, garantindo um fluxo contínuo de desenvolvimento e refinamento das pesquisas. O referencial teórico-metodológico abrange autores que discutem a construção colaborativa de conhecimento e a democratização do acesso, como Paulo Freire, além de estudos que fundamentam a importância da ciência aberta nas diretrizes da UNESCO. A pesquisa coletou os dados das publicações, apontando um alto nível de engajamento e troca de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores atuantes na mesma linha de pesquisa. As discussões evidenciaram a relevância de práticas editoriais inclusivas, como a autopublicação e a avaliação por pares a posteriori, que favorecem uma dinâmica mais ágil e participativa. Entre os principais resultados, destaca-se o fortalecimento do aprendizado conjunto, pois a abertura para múltiplos(as) coautores(as) e a interação contínua entre pesquisadores(as) de diferentes níveis acadêmicos favoreceram o diálogo crítico e a produção de conhecimento relevante. Ademais, a possibilidade de revisar e aperfeiçoar os artigos após a publicação propiciou um ambiente colaborativo, ampliando o impacto e a disseminação das pesquisas em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.