OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132784 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5192 "inscrito_id" => 13893 "titulo" => "OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA" "resumo" => "Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investigou a criação de uma revista especializada em publicar microartigos, denominados white papers, voltados às áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Matemática Pura e Aplicada. Denominada “Open Journal of Mathematics and Physics”, a revista é indexada e sustenta-se nos princípios de ciência aberta, estimulando a colaboração e o envolvimento coletivo. Uma das inovações propostas é a possibilidade de atualizar e aprimorar os textos mesmo após a publicação inicial, garantindo um fluxo contínuo de desenvolvimento e refinamento das pesquisas. O referencial teórico-metodológico abrange autores que discutem a construção colaborativa de conhecimento e a democratização do acesso, como Paulo Freire, além de estudos que fundamentam a importância da ciência aberta nas diretrizes da UNESCO. A pesquisa coletou os dados das publicações, apontando um alto nível de engajamento e troca de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores atuantes na mesma linha de pesquisa. As discussões evidenciaram a relevância de práticas editoriais inclusivas, como a autopublicação e a avaliação por pares a posteriori, que favorecem uma dinâmica mais ágil e participativa. Entre os principais resultados, destaca-se o fortalecimento do aprendizado conjunto, pois a abertura para múltiplos(as) coautores(as) e a interação contínua entre pesquisadores(as) de diferentes níveis acadêmicos favoreceram o diálogo crítico e a produção de conhecimento relevante. Ademais, a possibilidade de revisar e aperfeiçoar os artigos após a publicação propiciou um ambiente colaborativo, ampliando o impacto e a disseminação das pesquisas em Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13893_TB5192_07042025173155.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LOBO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.lobo@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132784 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5192 "inscrito_id" => 13893 "titulo" => "OPEN JOURNAL OF MATHEMATICS AND PHYSICS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE AUTOPUBLICAÇÃO E APRENDIZAGEM CONTÍNUA" "resumo" => "Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investigou a criação de uma revista especializada em publicar microartigos, denominados white papers, voltados às áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Matemática Pura e Aplicada. Denominada “Open Journal of Mathematics and Physics”, a revista é indexada e sustenta-se nos princípios de ciência aberta, estimulando a colaboração e o envolvimento coletivo. Uma das inovações propostas é a possibilidade de atualizar e aprimorar os textos mesmo após a publicação inicial, garantindo um fluxo contínuo de desenvolvimento e refinamento das pesquisas. O referencial teórico-metodológico abrange autores que discutem a construção colaborativa de conhecimento e a democratização do acesso, como Paulo Freire, além de estudos que fundamentam a importância da ciência aberta nas diretrizes da UNESCO. A pesquisa coletou os dados das publicações, apontando um alto nível de engajamento e troca de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores atuantes na mesma linha de pesquisa. As discussões evidenciaram a relevância de práticas editoriais inclusivas, como a autopublicação e a avaliação por pares a posteriori, que favorecem uma dinâmica mais ágil e participativa. Entre os principais resultados, destaca-se o fortalecimento do aprendizado conjunto, pois a abertura para múltiplos(as) coautores(as) e a interação contínua entre pesquisadores(as) de diferentes níveis acadêmicos favoreceram o diálogo crítico e a produção de conhecimento relevante. Ademais, a possibilidade de revisar e aperfeiçoar os artigos após a publicação propiciou um ambiente colaborativo, ampliando o impacto e a disseminação das pesquisas em Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13893_TB5192_07042025173155.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LOBO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.lobo@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }