Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTRUMENTOS MUSICAIS, MATERIAIS RECICLÁVEIS E ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi realizado por graduandos de Licenciatura em Química do IFRJ – Campus Duque de Caxias, como parte da avaliação final da disciplina “Psicologia Social e Educação: Interfaces entre dois saberes”. Desenvolvida no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a proposta consistiu na criação de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, como papelão, tampinhas de garrafa e latas de leite em pó, estabelecendo uma ponte entre criatividade, sustentabilidade e o ensino de ciências. Através da experimentação dos instrumentos, participantes foram incentivados a explorar conceitos — propagação do som, vibração e ressonância — de forma prática e acessível. Além do viés educativo, a atividade teve caráter social, ao demonstrar que a produção musical e a expressão artística não precisam estar condicionadas ao acesso a instrumentos caros e de difícil obtenção. Ao contrário, mostrou-se possível criar música com materiais simples e encontrados no cotidiano, rompendo com a ideia de que fazer arte é privilégio de poucos. Essa abordagem revelou-se especialmente significativa no contexto do Degase, onde muitos jovens vivem em situação de vulnerabilidade social e têm acesso limitado a recursos culturais e materiais. Nesse cenário, o racismo ambiental se manifesta no impacto desigual do descarte inadequado de lixo e da falta de educação ambiental, que recaem com mais força sobre territórios periféricos. Isso torna o reuso de materiais não apenas uma ação educativa e crítica, mas também forma de resistência e valorização de saberes populares. Ao propor uma experiência lúdica e criativa, a atividade facilitou o aprendizado de conteúdos científicos, valorizando a cultura, o potencial inventivo e a autoestima de participantes. Por fim, o encontro reforçou a importância de metodologias educativas que dialoguem com a realidade dos alunos, promovendo inclusão, protagonismo e o reconhecimento dos saberes em contextos populares.

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