Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POVOS CIGANOS NO BRASIL: A HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Cada povo da humanidade possui sua própria história e distintas formas de perceber e sentir o mundo, que, em diferentes momentos, se conectam com outras culturas. Entre o Oriente e o Ocidente, encontram-se os povos de origem nômade: os ciganos. Na contemporaneidade, o termo cigano abrange um conjunto de etnias. Apesar das ressignificações ocorridas ao longo do tempo, ainda prevalecem no imaginário coletivo concepções baseadas em estereótipos e preconceitos históricos. Tais visões, muitas vezes superficiais e etnocêntricas, reforçam a marginalização desses povos. A educação, enquanto instrumento de transformação social, desempenha papel fundamental na desconstrução de olhares únicos. Prova disso é a crescente inclusão de povos indígenas e quilombolas como comunidades tradicionais nos espaços escolares. No entanto, os povos ciganos seguem, em grande parte, invisibilizados. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a (in)visibilidade dos povos ciganos nos livros didáticos. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, observou-se o silenciamento de um povo que compõe a diversidade cultural do Brasil e que luta pelo reconhecimento de seus direitos e pela preservação de sua ancestralidade. Elementos centrais das expressões socioculturais ciganas são essenciais para a sua resistência, como a dança, a música, os oráculos e a culinária, raramente são abordados no material didático, reforçando sua exclusão no contexto educacional.

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