MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133546 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6210 "inscrito_id" => 13763 "titulo" => "MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso das artesanias digitais na formação de professores, com ênfase nas práticas desenvolvidas no projeto de extensão “Histórias para Educar: uma plataforma online sobre a arte de contar histórias digitais”. A proposta parte da compreensão da escola como um espaço atravessado pela cibercultura e pelas múltiplas linguagens digitais, exigindo do educador uma atuação crítica, criativa e sensível. A base teórico-metodológica inclui autores como Kastrup (2008), que discute a aprendizagem inventiva na docência; Sennett (2009), ao tratar do fazer artesanal e da prática como forma de conhecimento; Skliar (2003), na valorização das narrativas e da diferença; e Santaella (2021), no entendimento das linguagens digitais como expressões culturais. Esses aportes sustentam a ideia do professor-artesão-inventor, que atua com intencionalidade estética e formativa, promovendo aprendizagens significativas por meio da tecnologia, forjando um sujeito que atua criativamente com a hipermídia. A metodologia apoia-se na Ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), que articula docência e pesquisa em dispositivos de intervenção. No projeto, essa articulação se materializa nas oficinas pedagógicas “Mão na Massa”, nas quais educadores produzem podcasts, vídeos, jogos e outras narrativas digitais. Entendemos esse espaço como a "cozinha" do projeto, lugar de experimentação de práticas docentes mediadas por tecnologias e marcadas pela autoria, escuta e mediação cultural. Os resultados parciais indicam que a imersão nas artesanias digitais estimula a criatividade, fortalece vínculos entre os participantes e amplia a compreensão da tecnologia como meio expressivo e formativo. Observa-se ainda o desenvolvimento da autonomia docente e do pensamento crítico no uso das mídias, contribuindo para práticas educativas mais conectadas aos repertórios culturais dos estudantes e aos desafios contemporâneos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13763_TB6210_13042025202048.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nvieiracontato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133546 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6210 "inscrito_id" => 13763 "titulo" => "MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso das artesanias digitais na formação de professores, com ênfase nas práticas desenvolvidas no projeto de extensão “Histórias para Educar: uma plataforma online sobre a arte de contar histórias digitais”. A proposta parte da compreensão da escola como um espaço atravessado pela cibercultura e pelas múltiplas linguagens digitais, exigindo do educador uma atuação crítica, criativa e sensível. A base teórico-metodológica inclui autores como Kastrup (2008), que discute a aprendizagem inventiva na docência; Sennett (2009), ao tratar do fazer artesanal e da prática como forma de conhecimento; Skliar (2003), na valorização das narrativas e da diferença; e Santaella (2021), no entendimento das linguagens digitais como expressões culturais. Esses aportes sustentam a ideia do professor-artesão-inventor, que atua com intencionalidade estética e formativa, promovendo aprendizagens significativas por meio da tecnologia, forjando um sujeito que atua criativamente com a hipermídia. A metodologia apoia-se na Ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), que articula docência e pesquisa em dispositivos de intervenção. No projeto, essa articulação se materializa nas oficinas pedagógicas “Mão na Massa”, nas quais educadores produzem podcasts, vídeos, jogos e outras narrativas digitais. Entendemos esse espaço como a "cozinha" do projeto, lugar de experimentação de práticas docentes mediadas por tecnologias e marcadas pela autoria, escuta e mediação cultural. Os resultados parciais indicam que a imersão nas artesanias digitais estimula a criatividade, fortalece vínculos entre os participantes e amplia a compreensão da tecnologia como meio expressivo e formativo. Observa-se ainda o desenvolvimento da autonomia docente e do pensamento crítico no uso das mídias, contribuindo para práticas educativas mais conectadas aos repertórios culturais dos estudantes e aos desafios contemporâneos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13763_TB6210_13042025202048.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nvieiracontato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }