Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133546
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6210
    "inscrito_id" => 13763
    "titulo" => "MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho investiga o uso das artesanias digitais na formação de professores, com ênfase nas práticas desenvolvidas no projeto de extensão “Histórias para Educar: uma plataforma online sobre a arte de contar histórias digitais”. A proposta parte da compreensão da escola como um espaço atravessado pela cibercultura e pelas múltiplas linguagens digitais, exigindo do educador uma atuação crítica, criativa e sensível. A base teórico-metodológica inclui autores como Kastrup (2008), que discute a aprendizagem inventiva na docência; Sennett (2009), ao tratar do fazer artesanal e da prática como forma de conhecimento; Skliar (2003), na valorização das narrativas e da diferença; e Santaella (2021), no entendimento das linguagens digitais como expressões culturais. Esses aportes sustentam a ideia do professor-artesão-inventor, que atua com intencionalidade estética e formativa, promovendo aprendizagens significativas por meio da tecnologia, forjando um sujeito que atua criativamente com a hipermídia. A metodologia apoia-se na Ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), que articula docência e pesquisa em dispositivos de intervenção. No projeto, essa articulação se materializa nas oficinas pedagógicas “Mão na Massa”, nas quais educadores produzem podcasts, vídeos, jogos e outras narrativas digitais. Entendemos esse espaço como a "cozinha" do projeto, lugar de experimentação de práticas docentes mediadas por tecnologias e marcadas pela autoria, escuta e mediação cultural. Os resultados parciais indicam que a imersão nas artesanias digitais estimula a criatividade, fortalece vínculos entre os participantes e amplia a compreensão da tecnologia como meio expressivo e formativo. Observa-se ainda o desenvolvimento da autonomia docente e do pensamento crítico no uso das mídias, contribuindo para práticas educativas mais conectadas aos repertórios culturais dos estudantes e aos desafios contemporâneos da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13763_TB6210_13042025202048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "nvieiracontato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133546
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6210
    "inscrito_id" => 13763
    "titulo" => "MÃO NA MASSA: ARTESANIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho investiga o uso das artesanias digitais na formação de professores, com ênfase nas práticas desenvolvidas no projeto de extensão “Histórias para Educar: uma plataforma online sobre a arte de contar histórias digitais”. A proposta parte da compreensão da escola como um espaço atravessado pela cibercultura e pelas múltiplas linguagens digitais, exigindo do educador uma atuação crítica, criativa e sensível. A base teórico-metodológica inclui autores como Kastrup (2008), que discute a aprendizagem inventiva na docência; Sennett (2009), ao tratar do fazer artesanal e da prática como forma de conhecimento; Skliar (2003), na valorização das narrativas e da diferença; e Santaella (2021), no entendimento das linguagens digitais como expressões culturais. Esses aportes sustentam a ideia do professor-artesão-inventor, que atua com intencionalidade estética e formativa, promovendo aprendizagens significativas por meio da tecnologia, forjando um sujeito que atua criativamente com a hipermídia. A metodologia apoia-se na Ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), que articula docência e pesquisa em dispositivos de intervenção. No projeto, essa articulação se materializa nas oficinas pedagógicas “Mão na Massa”, nas quais educadores produzem podcasts, vídeos, jogos e outras narrativas digitais. Entendemos esse espaço como a "cozinha" do projeto, lugar de experimentação de práticas docentes mediadas por tecnologias e marcadas pela autoria, escuta e mediação cultural. Os resultados parciais indicam que a imersão nas artesanias digitais estimula a criatividade, fortalece vínculos entre os participantes e amplia a compreensão da tecnologia como meio expressivo e formativo. Observa-se ainda o desenvolvimento da autonomia docente e do pensamento crítico no uso das mídias, contribuindo para práticas educativas mais conectadas aos repertórios culturais dos estudantes e aos desafios contemporâneos da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13763_TB6210_13042025202048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "nvieiracontato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga o uso das artesanias digitais na formação de professores, com ênfase nas práticas desenvolvidas no projeto de extensão “Histórias para Educar: uma plataforma online sobre a arte de contar histórias digitais”. A proposta parte da compreensão da escola como um espaço atravessado pela cibercultura e pelas múltiplas linguagens digitais, exigindo do educador uma atuação crítica, criativa e sensível. A base teórico-metodológica inclui autores como Kastrup (2008), que discute a aprendizagem inventiva na docência; Sennett (2009), ao tratar do fazer artesanal e da prática como forma de conhecimento; Skliar (2003), na valorização das narrativas e da diferença; e Santaella (2021), no entendimento das linguagens digitais como expressões culturais. Esses aportes sustentam a ideia do professor-artesão-inventor, que atua com intencionalidade estética e formativa, promovendo aprendizagens significativas por meio da tecnologia, forjando um sujeito que atua criativamente com a hipermídia. A metodologia apoia-se na Ciberpesquisa-formação (Santos, 2019), que articula docência e pesquisa em dispositivos de intervenção. No projeto, essa articulação se materializa nas oficinas pedagógicas “Mão na Massa”, nas quais educadores produzem podcasts, vídeos, jogos e outras narrativas digitais. Entendemos esse espaço como a "cozinha" do projeto, lugar de experimentação de práticas docentes mediadas por tecnologias e marcadas pela autoria, escuta e mediação cultural. Os resultados parciais indicam que a imersão nas artesanias digitais estimula a criatividade, fortalece vínculos entre os participantes e amplia a compreensão da tecnologia como meio expressivo e formativo. Observa-se ainda o desenvolvimento da autonomia docente e do pensamento crítico no uso das mídias, contribuindo para práticas educativas mais conectadas aos repertórios culturais dos estudantes e aos desafios contemporâneos da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.