LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133628 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6325 "inscrito_id" => 15009 "titulo" => "LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE" "resumo" => "Uma pesquisa nacional demonstrou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Considerando esta realidade este é um relato de experiência do Projeto PENSO Leitura vinculado ao PET Nutrição, o qual é integrado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que se configura como um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campi Cuité. Semanalmente é realizado um encontro de forma híbrida (presencial e on-line) para que seja realizada leitura coletiva de um livro, o qual é projetado em tela para proporcionar a todos os participantes o acesso ao texto. A divulgação dos encontros é realizada pelos alunos da graduação que integram o Núcleo PENSO através da plataforma digital do Instagram, sendo realizada através do compartilhamento de publicações. O Projeto teve início em outubro de 2024 e até março de 2025 já foram lidos 3 livros de forma coletiva: “Como ser um educador antirracista”, “O avesso da pele” e “Sejamos todos feministas”. A escolha dos títulos se deu pelas temáticas que o projeto propõe dialogar: racismo, feminismo, homofobia, misoginia entre outros assuntos que de forma hegemônica não estão presentes na formação de profissionais de saúde. A iniciativa tem se mostrado acertada para ampliar a percepção de mundo dos participantes e trazer ao debate cotidiano elementos interseccionais que impactam diretamente a construção da saúde. São resultados do projeto a construção do hábito de ler, incentivo ao pensamento crítico e ampliação das competências argumentativas e interpretativas. Com isso, o Penso Leitura se consolida como uma medida de educação complementar para estudantes da graduação, profissionais da saúde e público geral, buscando expandir os conhecimentos no público acadêmico e externo, visto que os livros retratam realidades sociais atuais, promovendo ensino, diálogo e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15009_TB6325_06052025010111.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE LEITE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Karoline" "autor_email" => "karolpaulino29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133628 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6325 "inscrito_id" => 15009 "titulo" => "LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE" "resumo" => "Uma pesquisa nacional demonstrou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Considerando esta realidade este é um relato de experiência do Projeto PENSO Leitura vinculado ao PET Nutrição, o qual é integrado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que se configura como um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campi Cuité. Semanalmente é realizado um encontro de forma híbrida (presencial e on-line) para que seja realizada leitura coletiva de um livro, o qual é projetado em tela para proporcionar a todos os participantes o acesso ao texto. A divulgação dos encontros é realizada pelos alunos da graduação que integram o Núcleo PENSO através da plataforma digital do Instagram, sendo realizada através do compartilhamento de publicações. O Projeto teve início em outubro de 2024 e até março de 2025 já foram lidos 3 livros de forma coletiva: “Como ser um educador antirracista”, “O avesso da pele” e “Sejamos todos feministas”. A escolha dos títulos se deu pelas temáticas que o projeto propõe dialogar: racismo, feminismo, homofobia, misoginia entre outros assuntos que de forma hegemônica não estão presentes na formação de profissionais de saúde. A iniciativa tem se mostrado acertada para ampliar a percepção de mundo dos participantes e trazer ao debate cotidiano elementos interseccionais que impactam diretamente a construção da saúde. São resultados do projeto a construção do hábito de ler, incentivo ao pensamento crítico e ampliação das competências argumentativas e interpretativas. Com isso, o Penso Leitura se consolida como uma medida de educação complementar para estudantes da graduação, profissionais da saúde e público geral, buscando expandir os conhecimentos no público acadêmico e externo, visto que os livros retratam realidades sociais atuais, promovendo ensino, diálogo e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15009_TB6325_06052025010111.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE LEITE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Karoline" "autor_email" => "karolpaulino29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }