LITERATURA VISUAL E AS NARRATIVAS SURDAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5434 "inscrito_id" => 5032 "titulo" => "LITERATURA VISUAL E AS NARRATIVAS SURDAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "resumo" => "O estudo traz como tema principal a importância da literatura visual e sua narrativa dentro da educação dos surdos através de estudos e pesquisas bibliográficas e a sua importância dentro da cultura surda como pode ser trabalhado dentro nas salas de AEE (atendimento educacional especializado) trazendo análises feitas a partir da vivência dentro do estágio com relação as atividades e planos de aula elaborados para contribuir com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos com o propósito de estimular a literatura surda e a narrativa e criando estratégias para serem trabalhadas dentro das temáticas abordadas em sala de aula interação dos alunos e estratégias para incluir a narrativa dentro das atividades realizadas em sala ressaltando a importância da narrativa do surdo como forma de se expressar através da libras e ter acesso a diversos assunto relacionados a seu cotiando e sua vida. No que desrespeito aos materiais pedagógicos, a maioria são produzidos pelos professores e alunos e muitos são recicláveis a escola possui fácil acessibilidade para os alunos com múltiplas deficiências como rampas de acessos e sinalizações através de luzes para toque de sinal apesar de ser um prédio antigo é um local bem zelado limpo e bem-organizado e acolhedor tanto para os alunos como para família que pode fazer cursos de libras. A escola tem a preocupação de sempre está fazendo encontros e palestras para os alunos e familiares trazendo temas atuais e profissionais de diversas áreas para orientações com o objetivo de promover o bem-estar de todos e auxiliar de acordo cm as necessidades enfrentadas no dia a dia pelos surdos e seus familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5032_TB5434_11042025195452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIO ALEXANDRE DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JANIO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5434 "inscrito_id" => 5032 "titulo" => "LITERATURA VISUAL E AS NARRATIVAS SURDAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "resumo" => "O estudo traz como tema principal a importância da literatura visual e sua narrativa dentro da educação dos surdos através de estudos e pesquisas bibliográficas e a sua importância dentro da cultura surda como pode ser trabalhado dentro nas salas de AEE (atendimento educacional especializado) trazendo análises feitas a partir da vivência dentro do estágio com relação as atividades e planos de aula elaborados para contribuir com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos com o propósito de estimular a literatura surda e a narrativa e criando estratégias para serem trabalhadas dentro das temáticas abordadas em sala de aula interação dos alunos e estratégias para incluir a narrativa dentro das atividades realizadas em sala ressaltando a importância da narrativa do surdo como forma de se expressar através da libras e ter acesso a diversos assunto relacionados a seu cotiando e sua vida. No que desrespeito aos materiais pedagógicos, a maioria são produzidos pelos professores e alunos e muitos são recicláveis a escola possui fácil acessibilidade para os alunos com múltiplas deficiências como rampas de acessos e sinalizações através de luzes para toque de sinal apesar de ser um prédio antigo é um local bem zelado limpo e bem-organizado e acolhedor tanto para os alunos como para família que pode fazer cursos de libras. A escola tem a preocupação de sempre está fazendo encontros e palestras para os alunos e familiares trazendo temas atuais e profissionais de diversas áreas para orientações com o objetivo de promover o bem-estar de todos e auxiliar de acordo cm as necessidades enfrentadas no dia a dia pelos surdos e seus familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5032_TB5434_11042025195452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIO ALEXANDRE DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JANIO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }