Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER PROFESSOR OU SER BIÓLOGO: AMBIVALÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DE LICENCIANDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a implicação da ambivalência no processo de constituição identitária docente de estudantes de Ciências Biológicas. O percurso metodológico deste estudo é de abordagem qualitativa; para isso, tomamos como orientação epistemológica a perspectiva do dialogismo de Bakhtin (2014) e a teoria do posicionamento de Davies e Harré (1990) em interface com a educação. Construímos as informações através do uso de entrevistas narrativas e, para análise das informações, utilizamos a análise narrativa a partir das análises temática dialógica e comparativa para identificarmos como a ambivalência entre as perspectivas de ser professor de Biologia ou pesquisador/biólogo impacta o processo de formação identitária dos licenciandos. Foram selecionados (4) quatro participantes, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, devidamente matriculados, das Instituições de Ensino Superior (IES) da rede pública do Maranhão. As informações foram organizadas em (4) quatro tabelas, de temas e significados, um mapa semiótico coletivo e uma tabela comparativa entre os temas dos participantes. As informações construídas por meio das narrativas dos participantes indicam que o caráter ambivalente compõe o processo de constituição identitária docente dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas; a identidade docente dos licenciandos é negociada em um conjunto de variáveis, incluindo histórias familiares, experiências e sentimentos que oscilam entre a paixão pela docência, a atração pela pesquisa e as tensões institucionais e pessoais que constituem suas trajetórias. A relevância deste estudo está em possibilitar a compreensão dos conflitos e tensões que emergem durante a formação de professores de Ciências Biológicas, bem como a exploração das dinâmicas entre o processo de constituição identitária do professor/pesquisador e da relação desse processo com outros processos institucionais.

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