Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DA LAJE (AL)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho objetiva relatar o processo de implementação da Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no contexto da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, cidade localizada no norte da Zona Canavieira do Estado de Alagoas. Para o alcance desse objetivo, optamos pela realização de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de revisão de literatura. Além da utilização de dados secundários disponíveis em sites governamentais (IBGE Cidades; OBEDIN; Portal MEC) e coletados em visita técnica à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje (SMED-Laje). Nesse sentido, alicerçados em Matiello (2024) e Lobato (2024), refletiremos sobre os principais conceitos e definições, as experiências exitosas realizadas nacionalmente, os antecedentes locais e a efetivação da atual proposta de EITI. A Educação Integral é uma concepção de ensino que propõe considerar as dimensões do desenvolvimento humano no processo educacional. Por sua vez, o tempo integral refere-se à ampliação da carga horária de permanência dos(as) estudantes nas unidades de ensino. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), as Escolas-Parques (TEIXEIRA, 1950), os Centros Integrados de Educação Pública (RIBEIRO, 1980), o Programa Mais Educação (2007), a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) reverberam múltiplas concepções de educação integral. No contexto da rede de ensino lajense, a EITI se materializa por meio das matrículas do Programa Escola em Tempo Integral (PETI), implementado em 2024 após uma ampla reflexão conceitual, elaboração de documentos orientadores, ampliação do currículo, melhoramento da infraestrutura escolar e formação continuada em serviço. Um olhar sobre esse processo inspira-nos a defender a necessidade de aprofundamentos teórico-metodológicos com vistas ao aprimoramento das propostas de Educação Integral em Tempo Integral.

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