ESTRATÉGIAS QUE AS ESCOLAS ESTADUAIS DO RN PODEM ADOTAR PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6414 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "ESTRATÉGIAS QUE AS ESCOLAS ESTADUAIS DO RN PODEM ADOTAR PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo representa um estudo em desenvolvimento que discute as estratégias que a escola pode implementar para promover a inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo se baseia no contexto legal estabelecido pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015), sob a visão de que a escola deve ser um ambiente inclusivo para todos, levando em conta que os alunos são distintos e cada um possui sua individualidade e singularidade, exigindo respeito e consideração tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto no ambiente social (Mantoan, 2015). O propósito principal do estudo foi analisar e propor estratégias que as escolas estaduais do Rio Grande do Norte podem implementar para fomentar a inclusão de alunos com deficiência, com o intuito de criar um ambiente de ensino acessível e receptivo para todos. Definida como uma pesquisa exploratória descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa (Minayo, 2014), o desenvolvimento do estudo envolveu a análise de documentos e leis, pesquisas bibliográficas, além de observações minuciosas e entrevistas com os gestores educacionais e as famílias dos alunos observados, em escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam a necessidade de estratégias inclusivas para eliminar obstáculos urbanísticos, arquitetônicos, nos meios de transporte, nas comunicações e informação, atitudinais e tecnológicos (Brasil, 2015), que se apresentam no cotidiano escolar. No entanto, observou-se que o gestor escolar tem um papel crucial na promoção da inclusão escolar, podendo desenvolver estratégias como: formação continuada para educadores, treinamento com os colaboradores da escola, adaptação do currículo e das metodologias de ensino, organização de um espaço físico acessível, envolvimento da família e da comunidade educacional, colaboração com especialistas que assistem os alunos em contextos além da escola, assim como a implementação de práticas de ensino colaborativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID502_TB6414_20052025094504.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUMENA KARISSA ARAÚJO LOPES" "autor_nome_curto" => "LUMENA LOPES" "autor_email" => "lumenakarissa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6414 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "ESTRATÉGIAS QUE AS ESCOLAS ESTADUAIS DO RN PODEM ADOTAR PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo representa um estudo em desenvolvimento que discute as estratégias que a escola pode implementar para promover a inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo se baseia no contexto legal estabelecido pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015), sob a visão de que a escola deve ser um ambiente inclusivo para todos, levando em conta que os alunos são distintos e cada um possui sua individualidade e singularidade, exigindo respeito e consideração tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto no ambiente social (Mantoan, 2015). O propósito principal do estudo foi analisar e propor estratégias que as escolas estaduais do Rio Grande do Norte podem implementar para fomentar a inclusão de alunos com deficiência, com o intuito de criar um ambiente de ensino acessível e receptivo para todos. Definida como uma pesquisa exploratória descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa (Minayo, 2014), o desenvolvimento do estudo envolveu a análise de documentos e leis, pesquisas bibliográficas, além de observações minuciosas e entrevistas com os gestores educacionais e as famílias dos alunos observados, em escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam a necessidade de estratégias inclusivas para eliminar obstáculos urbanísticos, arquitetônicos, nos meios de transporte, nas comunicações e informação, atitudinais e tecnológicos (Brasil, 2015), que se apresentam no cotidiano escolar. No entanto, observou-se que o gestor escolar tem um papel crucial na promoção da inclusão escolar, podendo desenvolver estratégias como: formação continuada para educadores, treinamento com os colaboradores da escola, adaptação do currículo e das metodologias de ensino, organização de um espaço físico acessível, envolvimento da família e da comunidade educacional, colaboração com especialistas que assistem os alunos em contextos além da escola, assim como a implementação de práticas de ensino colaborativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID502_TB6414_20052025094504.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUMENA KARISSA ARAÚJO LOPES" "autor_nome_curto" => "LUMENA LOPES" "autor_email" => "lumenakarissa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }