Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FORA DA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133713
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6436
    "inscrito_id" => 15110
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FORA DA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas realizadas por professores dos Anos Iniciais vão muito além da sala de aula, embora as abordagens metodológicas tenham um enfoque maior nesse espaço tradicional de aprendizagem. Atividades escolares realizadas fora da sala de aula tem sido uma prática de ensino que promove maior interação das crianças com situações concretas da realidade. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a visão de professores dos Anos Iniciais sobre suas perspectivas e práticas pedagógicas relacionadas a atividades escolares que envolvem espaços fora da sala de aula e sobre o estudo do meio. O trabalho, de natureza qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um formulário digital respondido por professores de escolas públicas do Distrito Federal. O referencial teórico baseia-se em Lopes e Pontuschka, Viveiro e Diniz ao tratarem dos conceitos e potencialidades da metodologia do Estudo do Meio. Também foi analisado o Currículo em Movimento do Distrito Federal, a fim de confrontar com o que esse documento, diz a respeito de práticas pedagógicas além da sala. Os resultados indicaram que os professores utilizam diversos espaços da escola para realizar atividades pedagógicas, bem como o desejo de levarem seus alunos para espaços além do ambiente escolar. A principal dificuldade apresentada está relacionada à logística das atividades externas, com destaque para o transporte e recursos financeiros, além do engajamento e interesse das turmas. Os discursos dos professores evidenciaram que os ambientes fora da sala estão reduzidos a locais delimitados, não abrangendo os demais ambientes além dos limites físicos ou territoriais das salas e escolas. Entender as diferentes visões, práticas e desafios dos professores para realizar atividades além da sala de aula permite refletir sobre a importância da formação docente ao considerar e valorizar outros ambientes como espaço de aprendizagem para os alunos em seu processo de construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15110_TB6436_08042025211453.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA FERREIRA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanaf123cunha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133713
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6436
    "inscrito_id" => 15110
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FORA DA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas realizadas por professores dos Anos Iniciais vão muito além da sala de aula, embora as abordagens metodológicas tenham um enfoque maior nesse espaço tradicional de aprendizagem. Atividades escolares realizadas fora da sala de aula tem sido uma prática de ensino que promove maior interação das crianças com situações concretas da realidade. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a visão de professores dos Anos Iniciais sobre suas perspectivas e práticas pedagógicas relacionadas a atividades escolares que envolvem espaços fora da sala de aula e sobre o estudo do meio. O trabalho, de natureza qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um formulário digital respondido por professores de escolas públicas do Distrito Federal. O referencial teórico baseia-se em Lopes e Pontuschka, Viveiro e Diniz ao tratarem dos conceitos e potencialidades da metodologia do Estudo do Meio. Também foi analisado o Currículo em Movimento do Distrito Federal, a fim de confrontar com o que esse documento, diz a respeito de práticas pedagógicas além da sala. Os resultados indicaram que os professores utilizam diversos espaços da escola para realizar atividades pedagógicas, bem como o desejo de levarem seus alunos para espaços além do ambiente escolar. A principal dificuldade apresentada está relacionada à logística das atividades externas, com destaque para o transporte e recursos financeiros, além do engajamento e interesse das turmas. Os discursos dos professores evidenciaram que os ambientes fora da sala estão reduzidos a locais delimitados, não abrangendo os demais ambientes além dos limites físicos ou territoriais das salas e escolas. Entender as diferentes visões, práticas e desafios dos professores para realizar atividades além da sala de aula permite refletir sobre a importância da formação docente ao considerar e valorizar outros ambientes como espaço de aprendizagem para os alunos em seu processo de construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15110_TB6436_08042025211453.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA FERREIRA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanaf123cunha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas pedagógicas realizadas por professores dos Anos Iniciais vão muito além da sala de aula, embora as abordagens metodológicas tenham um enfoque maior nesse espaço tradicional de aprendizagem. Atividades escolares realizadas fora da sala de aula tem sido uma prática de ensino que promove maior interação das crianças com situações concretas da realidade. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a visão de professores dos Anos Iniciais sobre suas perspectivas e práticas pedagógicas relacionadas a atividades escolares que envolvem espaços fora da sala de aula e sobre o estudo do meio. O trabalho, de natureza qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um formulário digital respondido por professores de escolas públicas do Distrito Federal. O referencial teórico baseia-se em Lopes e Pontuschka, Viveiro e Diniz ao tratarem dos conceitos e potencialidades da metodologia do Estudo do Meio. Também foi analisado o Currículo em Movimento do Distrito Federal, a fim de confrontar com o que esse documento, diz a respeito de práticas pedagógicas além da sala. Os resultados indicaram que os professores utilizam diversos espaços da escola para realizar atividades pedagógicas, bem como o desejo de levarem seus alunos para espaços além do ambiente escolar. A principal dificuldade apresentada está relacionada à logística das atividades externas, com destaque para o transporte e recursos financeiros, além do engajamento e interesse das turmas. Os discursos dos professores evidenciaram que os ambientes fora da sala estão reduzidos a locais delimitados, não abrangendo os demais ambientes além dos limites físicos ou territoriais das salas e escolas. Entender as diferentes visões, práticas e desafios dos professores para realizar atividades além da sala de aula permite refletir sobre a importância da formação docente ao considerar e valorizar outros ambientes como espaço de aprendizagem para os alunos em seu processo de construção de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.