PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE O ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL (IFTP)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7284 "inscrito_id" => 15754 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE O ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL (IFTP)" "resumo" => "A experiência relatada foi realizada no segundo semestre de 2024 pela equipe técnica-pedagógica da Gerência de Integração com o Ensino Médio e com a Educação de Jovens e Adultos, vinculada à Diretoria de Educação Profissional, à Subsecretaria de Educação Básica e à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Enquadra-se em um conhecimento produzido por servidores públicos da educação, no ambiente de trabalho, responsáveis por subsidiar os gestores na tomada de decisões para a implementação da Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), instituída por meio da Lei nº 14.945/2024, no tocante à alteração do turno de oferta do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), no ano letivo de 2025, o qual será realizado no turno contrário às aulas do Ensino Médio. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de percepção junto aos estudantes do Ensino Médio cursistas do IFTP por meio de visitas técnicas nas instituições parceiras da SEEDF, a saber: Centro de Educação Profissional-Escola Técnica da Ceilândia, Centro de Educação Profissional-Escola Técnica do Guará, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A pesquisa teve como finalidade registrar a avaliação das parcerias, na perspectiva dos estudantes, bem como coletar informações acerca da possibilidade, disponibilidade e permanência dos estudantes nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Foram coletadas 1.341 respostas sobre questões como a qualidade da formação ofertada, a infraestrutura, o impacto da EPT na empregabilidade e a satisfação geral com os cursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15754_TB7284_26042025123413.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE VIEIRA DE CASTRO MARRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce75056@estudante.ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7284 "inscrito_id" => 15754 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE O ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL (IFTP)" "resumo" => "A experiência relatada foi realizada no segundo semestre de 2024 pela equipe técnica-pedagógica da Gerência de Integração com o Ensino Médio e com a Educação de Jovens e Adultos, vinculada à Diretoria de Educação Profissional, à Subsecretaria de Educação Básica e à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Enquadra-se em um conhecimento produzido por servidores públicos da educação, no ambiente de trabalho, responsáveis por subsidiar os gestores na tomada de decisões para a implementação da Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), instituída por meio da Lei nº 14.945/2024, no tocante à alteração do turno de oferta do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), no ano letivo de 2025, o qual será realizado no turno contrário às aulas do Ensino Médio. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de percepção junto aos estudantes do Ensino Médio cursistas do IFTP por meio de visitas técnicas nas instituições parceiras da SEEDF, a saber: Centro de Educação Profissional-Escola Técnica da Ceilândia, Centro de Educação Profissional-Escola Técnica do Guará, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A pesquisa teve como finalidade registrar a avaliação das parcerias, na perspectiva dos estudantes, bem como coletar informações acerca da possibilidade, disponibilidade e permanência dos estudantes nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Foram coletadas 1.341 respostas sobre questões como a qualidade da formação ofertada, a infraestrutura, o impacto da EPT na empregabilidade e a satisfação geral com os cursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15754_TB7284_26042025123413.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE VIEIRA DE CASTRO MARRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce75056@estudante.ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }