PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA A REDE PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133758 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6504 "inscrito_id" => 14371 "titulo" => "PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA A REDE PÚBLICA" "resumo" => "A alfabetização nos anos iniciais é uma etapa essencial para a formação integral das crianças. No entanto, as escolas públicas brasileiras apresentam demasiadas precariedades relacionadas à falta de recursos, infraestrutura e insuficiência na formação continuada dos professores, prejudicando essa fase primordial da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas alfabetizadoras desenvolvidas nas escolas da rede pública, identificando os principais obstáculos enfrentados para a sua realização e as estratégias utilizadas que têm promovido uma alfabetização significativa à esses alunos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com base em revisões bibliográficas que foram fundamentadas nos estudos de autores como Freire (2013), Soares (2000), Soares (2021), entre outros autores que abordam acerca da alfabetização. Os resultados indicaram que as práticas educativas que valoram a ludicidade, a interdisciplinaridade, contribuem para o avanço significativo da leitura e da escrita das crianças dos anos iniciais. Além disso, destaca-se a importância de haver uma parceria entre a família e a escola e o fortalecimento de políticas públicas ativas, a fim de não só garantir, mas manter uma estabilidade educacional e emocional à essas crianças. Conclui-se que, apesar dos desafios estruturais visíveis na rede pública, é possível transformar a educação desses alunos com práticas humanizadas e comprometidas com o desenvolvimento integral destas crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14371_TB6504_08042025213608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECILYA ABREU DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CECIL" "autor_email" => "cecilyaadn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133758 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6504 "inscrito_id" => 14371 "titulo" => "PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA A REDE PÚBLICA" "resumo" => "A alfabetização nos anos iniciais é uma etapa essencial para a formação integral das crianças. No entanto, as escolas públicas brasileiras apresentam demasiadas precariedades relacionadas à falta de recursos, infraestrutura e insuficiência na formação continuada dos professores, prejudicando essa fase primordial da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas alfabetizadoras desenvolvidas nas escolas da rede pública, identificando os principais obstáculos enfrentados para a sua realização e as estratégias utilizadas que têm promovido uma alfabetização significativa à esses alunos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com base em revisões bibliográficas que foram fundamentadas nos estudos de autores como Freire (2013), Soares (2000), Soares (2021), entre outros autores que abordam acerca da alfabetização. Os resultados indicaram que as práticas educativas que valoram a ludicidade, a interdisciplinaridade, contribuem para o avanço significativo da leitura e da escrita das crianças dos anos iniciais. Além disso, destaca-se a importância de haver uma parceria entre a família e a escola e o fortalecimento de políticas públicas ativas, a fim de não só garantir, mas manter uma estabilidade educacional e emocional à essas crianças. Conclui-se que, apesar dos desafios estruturais visíveis na rede pública, é possível transformar a educação desses alunos com práticas humanizadas e comprometidas com o desenvolvimento integral destas crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14371_TB6504_08042025213608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECILYA ABREU DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CECIL" "autor_email" => "cecilyaadn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }