CONTRADIÇÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
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A análise se baseia em documentos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (CNE/CP nº 1/2006) e a LDB (Lei nº 9.394/1996), além de estudos recentes que discutem a presença da EJA nos Projetos Pedagógicos de Curso em diferentes instituições brasileiras. O referencial teórico ancora-se em Freire (1996), Arroyo (2006), Gadotti (2011), Di Pierro (2020) e Vieira (2022), autores que tratam da EJA como espaço de emancipação, reconhecimento e direito negado historicamente a muitos sujeitos. Os resultados apontam que, embora existam menções à EJA em disciplinas de natureza teórica, sua abordagem nos currículos permanece desarticulada de práticas pedagógicas, com ausência de interdisciplinaridade e de espaços formativos voltados a essa realidade. Tal configuração fragiliza a formação do pedagogo para atuar com essa modalidade, comprometendo sua capacidade de intervir de forma crítica e sensível diante das desigualdades educacionais. 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