Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERSECÇÕES ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO: UMA AMOSTRA DE OBRAS DE ARTE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133848
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6619
    "inscrito_id" => 14085
    "titulo" => "INTERSECÇÕES ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO: UMA AMOSTRA DE OBRAS DE ARTE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA-PE"
    "resumo" => "Vivemos em um mundo dinâmico cuja complexidade exige da escola o preparo de seus estudantes para que sejam capazes de fazer intersecções entre saberes na leitura que fazem do mundo e na construção do seu conhecimento. O presente trabalho se trata de uma breve reflexão sobre o trabalho apresentado no dia 31 de outubro de 2024 pelos estudantes do Colégio Senador Paulo Guerra na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do município de Araçoiaba-PE. O tema do evento foi ''Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais'', a escola que tratamos aqui levou ao evento um conjunto de obras de arte, mais especificamente pinturas, feitas por estudantes do Ensino Fundamental II. Nas obras, foram representadas exemplos de espécies de animais e plantas que podem ser encontradas nos biomas brasileiros, bem como nos resquícios de mata atlântica que existem em Araçoiaba-PE e resistem em meio ao monocultivo da cana-de-açúcar. Pensar a ciência através da arte, e a partir da produção da arte, é integrar saberes e fazeres, objetividade e subjetividade, razão e emoção. Nesse sentido, objetivamos: refletir acerca da intersecção de saberes na produção de obras de artes dos estudantes do Colégio Senador para a Semana municipal de ciência e tecnologia. Visamos, também, trazer um estudo acerca da participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento. E além disso, discutir as implicações relativas a ciência e a Arte no processo criativo das obras dos estudantes. Para isto, conduziremos nossos estudos a partir de Paulo Freire (1996), Vandana Shiva (2003) e Edgar Morin (2020). Nesse sentido, a arte se faz como um instrumento didático de grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, instigando para que os estudantes sejam agentes ativos na construção de um conhecimento que, longe de ser fragmentado, integra diferentes saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14085_TB6619_08042025220645.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX MENDES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexmendesd12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133848
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6619
    "inscrito_id" => 14085
    "titulo" => "INTERSECÇÕES ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO: UMA AMOSTRA DE OBRAS DE ARTE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA-PE"
    "resumo" => "Vivemos em um mundo dinâmico cuja complexidade exige da escola o preparo de seus estudantes para que sejam capazes de fazer intersecções entre saberes na leitura que fazem do mundo e na construção do seu conhecimento. O presente trabalho se trata de uma breve reflexão sobre o trabalho apresentado no dia 31 de outubro de 2024 pelos estudantes do Colégio Senador Paulo Guerra na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do município de Araçoiaba-PE. O tema do evento foi ''Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais'', a escola que tratamos aqui levou ao evento um conjunto de obras de arte, mais especificamente pinturas, feitas por estudantes do Ensino Fundamental II. Nas obras, foram representadas exemplos de espécies de animais e plantas que podem ser encontradas nos biomas brasileiros, bem como nos resquícios de mata atlântica que existem em Araçoiaba-PE e resistem em meio ao monocultivo da cana-de-açúcar. Pensar a ciência através da arte, e a partir da produção da arte, é integrar saberes e fazeres, objetividade e subjetividade, razão e emoção. Nesse sentido, objetivamos: refletir acerca da intersecção de saberes na produção de obras de artes dos estudantes do Colégio Senador para a Semana municipal de ciência e tecnologia. Visamos, também, trazer um estudo acerca da participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento. E além disso, discutir as implicações relativas a ciência e a Arte no processo criativo das obras dos estudantes. Para isto, conduziremos nossos estudos a partir de Paulo Freire (1996), Vandana Shiva (2003) e Edgar Morin (2020). Nesse sentido, a arte se faz como um instrumento didático de grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, instigando para que os estudantes sejam agentes ativos na construção de um conhecimento que, longe de ser fragmentado, integra diferentes saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14085_TB6619_08042025220645.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX MENDES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexmendesd12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Vivemos em um mundo dinâmico cuja complexidade exige da escola o preparo de seus estudantes para que sejam capazes de fazer intersecções entre saberes na leitura que fazem do mundo e na construção do seu conhecimento. O presente trabalho se trata de uma breve reflexão sobre o trabalho apresentado no dia 31 de outubro de 2024 pelos estudantes do Colégio Senador Paulo Guerra na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do município de Araçoiaba-PE. O tema do evento foi ''Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais'', a escola que tratamos aqui levou ao evento um conjunto de obras de arte, mais especificamente pinturas, feitas por estudantes do Ensino Fundamental II. Nas obras, foram representadas exemplos de espécies de animais e plantas que podem ser encontradas nos biomas brasileiros, bem como nos resquícios de mata atlântica que existem em Araçoiaba-PE e resistem em meio ao monocultivo da cana-de-açúcar. Pensar a ciência através da arte, e a partir da produção da arte, é integrar saberes e fazeres, objetividade e subjetividade, razão e emoção. Nesse sentido, objetivamos: refletir acerca da intersecção de saberes na produção de obras de artes dos estudantes do Colégio Senador para a Semana municipal de ciência e tecnologia. Visamos, também, trazer um estudo acerca da participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento. E além disso, discutir as implicações relativas a ciência e a Arte no processo criativo das obras dos estudantes. Para isto, conduziremos nossos estudos a partir de Paulo Freire (1996), Vandana Shiva (2003) e Edgar Morin (2020). Nesse sentido, a arte se faz como um instrumento didático de grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, instigando para que os estudantes sejam agentes ativos na construção de um conhecimento que, longe de ser fragmentado, integra diferentes saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.